Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Alexandra Rosa
dc.date.accessioned2010-02-02
dc.date.available2010-02-02
dc.date.issued2009-11-11
dc.identifier.citationSILVA, Alexandra Rosa. FORMATIVE TRAJECTORIES OF PHYSICAL EDUCATION ACADEMICS OF THE DEGREE COURSE OF UFSM: CONTRIBUTIONS ON THE FORMATION OF BEING PROFESSOR. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6890
dc.description.abstractThe present study is inserted in to the Formation, Knowledge and Professional Development line of research of the Post-Graduation Program, Master‟s Degree in Education of the Universidade Federal de Santa Maria. It had the purpose of analyzing how the UFSM‟s academics of the Degree Course in Physical Education feel about their formative trajectories and the way how they mean these experiences, as well as the contributions of such experiences for the construction of their identities as forthcoming basic education professors. The methodology was characterized as a qualitative research in the form of a case study. We have made use of an elaborated interview composed by narratives of two academics enrolled in the discipline of Seminary in Supervised Curricular Apprenticeship . The analysis was focused on their experiences as students, the process of professional choice, and the formative experiences faced during the course of degree in Physical Education. The narrative of their formative trajectory in CEFD showed some marks of this formative path which produced several significances, besides contributing for the identification with the Physical Education and the being professor. The most emphasized marks during this formative process were the participation in study groups where the students had the chance of experience the research, the teaching and the extension; the supervised curricular apprenticeships and the criticism instigated by some professors in the classes. In that sense, we understand the educational learning as a plural learning composed by knowledge coming from various contexts, circumstances, and institutions, as well as from the personal and professional experience of the knowledge of disciplines and practical activities provided by the course. Thus, the formation courses are a starting point that cohabits with other formation possibilities because the formation must be understood as something that goes beyond the academical stage but does not do without it.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectSer professorpor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectBasic formationeng
dc.subjectBeing professoreng
dc.titleAs trajetórias formativas de acadêmicos de educação física do curso de licenciatura da UFSM: contribuições na constituição do ser professorpor
dc.title.alternativeFormative trajectories of physical education academics of the degree course of UFSM: contributions on the formation of being professoreng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi analisar a percepção que os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSM têm de sua trajetória formativa e como eles significam tais experiências, bem como, suas contribuições na construção da sua identidade como futuros professores da educação básica. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. Para tanto, utilizamos uma entrevista elaborada em forma de narrativas de duas acadêmicas que estavam matriculadas na disciplina de Seminário em Estágio Curricular Supervisionado do 8º semestre do curso. Foram tomadas como foco de análise as experiências como aluna, o processo de escolha profissional e as experiências de formação vividas no curso de licenciatura em Educação Física. Ao narrarem sua trajetória formativa no CEFD, as acadêmicas deixaram transparecer algumas marcas desse percurso formativo, que produziram muitos significados e contribuíram na busca pela identificação com a Educação Física e o ser professor. Percebemos que se destacaram nas suas narrativas como marcas nesse processo formativo a participação em grupo de estudos, no qual as acadêmicas puderam vivenciar a pesquisa, o ensino e a extensão; os estágios curriculares supervisionados e a criticidade motivada por alguns professores em suas disciplinas. Nesse sentido, compreendemos que a aprendizagem docente caracteriza-se como uma aprendizagem plural, formada por saberes oriundos de vários contextos, circunstancias e instituições, assim como da experiência pessoal e profissional, dos saberes das disciplinas e atividades práticas proporcionadas pelo curso de formação. Assim, os cursos de formação representam uma etapa, um ponto de partida que convive com outras possibilidades de formação, pois a formação há de ser entendida como algo que transcende a etapa universitária, mas não prescinde dela.por
dc.contributor.advisor1Krug, Hugo Norberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779485Z7por
dc.contributor.referee1Afonso, Mariangela da Rosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790894Y5por
dc.contributor.referee2Pereira, Flávio Medeiros
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796865Z6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751870Z4por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples