Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ATIVIDADES DE ESTUDO HIPERMIDIÁTICA MEDIADAS POR AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE

Thumbnail
Visualizar/Abrir
FRUET, FABIANE SARMENTO OLIVEIRA.pdf (2.611Mb)
Data
2010-02-19
Autor
Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira
Primeiro orientador
Bastos, Fábio da Purificação de
Primeiro membro da banca
Mallmann, Elena Maria
Segundo membro da banca
Merkle, Luiz Ernesto
Terceiro membro da banca
Nunes, Raul Ceretta
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Investigamos a integração hipermidiática das Tecnologias da Informação e da Comunicação livres nas atividades de estudo, mediadas por Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Livre, mais especificamente pelo Moodle, em um curso presencial da Universidade Federal de Santa Maria. Nosso objetivo foi detectar quais avanços e desafios dessa integração no ensino-aprendizagem mediado pelo Moodle, a fim de trazer contribuições para o processo educacional. Para isso, empregamos a concepção de trabalho de pesquisa denominada investigação-ação educacional, o que envolveu um movimento retrospectivo (problematização e compreensão reflexiva da prática) e prospectivo (planejamento de novas ações orientado pelos resultados já evidenciados). Nesse trabalho, também adotamos a orientação metodológica de três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO), e Matriz Temático-Analítica (MTA), que foram organizadas respectivamente em três etapas dos ciclos-espiralados: preocupação temática, organização e análise. Os conceitos atividades de estudo, diálogoproblematizador, hipermídia educacional e flexibilidade cognitiva guiaram o desenvolvimento das atividades de estudo hipermidiática. Ao final desse percurso investigativo, concluímos que as atividades de estudo organizadas de modo hipermidiático e dialógico-problematizador, mediadas pelo Moodle, na perspectiva sócio-construtivista e da Teoria da Flexibilidade Cognitiva, apresentam grande potencial escolar para a apropriação crítica do conhecimento científico face aos diversos contextos da realidade.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6904
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.