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dc.creatorSilva, Flávia Costa da
dc.date.accessioned2010-08-23
dc.date.available2010-08-23
dc.date.issued2010-04-01
dc.identifier.citationSILVA, Flávia Costa da. Percurso da noção de drogas: por uma problematização do proibicionismo.. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6932
dc.description.abstractThis present work, inserted in the research line called formation, knowledge and professional development linked to the post graduation program in Education at the Santa Maria Federal University, aims to understand the conceptions about drugs among a group of academical students who are in a period of training for teachers. The analysis is guided by the perspective of Michel Foucault about the conformation of the discursive and no discursive practices. Also is made a brief comment about the concept that permeates educational practices on drugs. With the purpose of contributing for emergency of education practices founded in a no prohibitionist point of view, was introduced the experience of harm reduction program on the municipal office of health in Santa Maria developed during the period between july 2002 and march 2009.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDrogaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRedução de danospor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectOficinaspor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectDrugseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHarm reductioneng
dc.subjectFailure trialeng
dc.subjectWorkshopeng
dc.subjectTrainingeng
dc.titlePercurso da noção de drogas: por uma problematização do proibicionismopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado está inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Teve como objetivo compreender que concepções sobre drogas circulavam entre um grupo de estudantes universitários em formação docente. Os dados foram analisados a partir da perspectiva foucaultiana sobre a conformação das práticas discursivas ao não-discursivo. Também foi realizado um breve comentário sobre noções proibicionistas que permeiam as práticas educacionais sobre drogas. Com o propósito de contribuir para a emergência de práticas educacionais pautadas em pressupostos não proibicionistas do uso de drogas, foi apresentada a experiência do Programa de Redução de Danos da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria/RS durante o período que compreende julho de 2002 a março de 2009.por
dc.contributor.advisor1Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1136434717168776por
dc.contributor.advisor-co1Corrêa, Guilherme Carlos
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6795467308135033por
dc.contributor.referee1Ceccim, Ricardo Burg
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9247766157002480por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1624492210428698por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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