A gestão escolar diante das dificuldades de aprendizagem
Resumo
As dificuldades de aprendizagem podem ser consideradas lacunas, que marcam o desenvolvimento de habilidades específicas como a leitura, tendo por base a educação e a inteligência de um indivíduo. Esses danos interferem muito na vida cotidiana e acadêmica do indivíduo. A presente pesquisa aborda as dificuldades de aprendizagem apresentadas nos anos iniciais por alguns alunos e a necessidade da intervenção pedagógica, respeitando as necessidades que o aluno apresenta, bem como estratégias adotadas pela equipe gestora para a resolução das mesmas. Busca identificar que a criança pode apresentar dificuldades de aprendizagem, independente de classe social, raça ou cor, no entanto as escolas devem estar preparadas para receber essas crianças que irão necessitar de apoio, pois elas têm o direito de aprender e isso não lhe pode ser negado. Os motivos são inúmeros desde a cultura de origem, problemas cognitivos e até mesmo a metodologia utilizada pelo professor que muitas vezes não é compreendida pelo aluno. O objetivo desta pesquisa é analisar as principais dificuldades existentes nas escolas e como a equipe gestora trabalha para amenizá-las, ou seja, verificar as tentativas, reconhecimento e diagnósticos, visando à construção de novas metodologias que evitem que uma dificuldade de aprendizagem resulte no fracasso educacional. Para tanto, apoia-se numa abordagem qualitativa através de um estudo de caso em uma escola estadual tendo como instrumentos de coletas de dados, a observação direta e entrevista com a equipe gestora.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]