A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio
Date
2010-09-06Metadata
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Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A temática central foi a avaliação da aprendizagem de alunos com déficit intelectual em escola
que preconiza a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no processo de escolarização. Ao problematizar a avaliação de alunos com déficit intelectual incluídos em turmas de anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio numa escola pública estadual do município de Santa Maria/RS, objetivou-se identificar como se processa a avaliação da aprendizagem desses alunos, realizada
por professores de diferentes áreas nas turmas referidas e conhecer os resultados das avaliações dos alunos no contexto investigado. O estudo caracteriza-se pela
abordagem descritiva e explanatória, utilizando-se dos princípios e procedimentos prescritos no Estudo de Caso, como metodologia de pesquisa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, documentos escolares e registros da prática pedagógica, convergindo na análise da prática da avaliação de aprendizagem, no contexto da inclusão. Referendaram o estudo os aspectos inerentes à avaliação da
aprendizagem e o processo de organização da Educação Especial, contemplados nos documentos escolares. Constituíram unidades de análise as práticas avaliativas
desencadeadas por professores, nas turmas onde havia alunos com déficit intelectual, sendo uma no Ensino Fundamental e outra no Ensino Médio. A referência das Boas Práticas em Educação Especial conduziu o estudo, consistindo
critério para análise e interpretação dos dados, que resultam nas constatações de que: a avaliação da aprendizagem de alunos com déficit intelectual se efetiva através de estratégias diferenciadas ao nível da avaliação, dos objetivos e do ensino; o aluno com déficit intelectual necessita da mediação do professor para realizar as atividades que exijam a competência de abstração; a colaboração entre os professores de sala de aula e da Educação Especial é facilitadora da aprendizagem e fundamental na articulação da Educação Inclusiva.