Mostrar registro simples

dc.creatorWatzlawick, Jaqueline Aparecida de Arruda
dc.date.accessioned2011-03-24
dc.date.available2011-03-24
dc.date.issued2010-12-10
dc.identifier.citationWATZLAWICK, Jaqueline Aparecida de Arruda. THE (IM) POSSIBILITIES OF INCLUSION IN HIGHER EDUCATION. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6955
dc.description.abstractThis research discusses the actions related to the social inclusion of disabled people who had access through the introduction of quotas by the Affirmative Action Program in its first entry in early 2009 at the Universidade Federal de Santa Maria / RS-UFSM. A semistructured interview was the instrument of data collection that provided the contact with 12 students, research subjects. The literature review and document constituted a foundation for analysis and consultation. The main goal with the production of this work was to seek, from the speech of students entering the System Present Citizen B, a process analysis of educational inclusion from this entry, pointing to the indicative and the potential for continuation and completion of course students. As it developed the research work I sought an approach that would establish a relationship with human well-being and quality of life. You can say that such a procedure is valid and ongoing need for access to Public Institutions of Higher Education in Brazil, however, when there is an internal policy that would specifically ensure compliance of the issues that arise from that access, disabled people, or appointed by the Program of "persons with special needs, this alone does not provide the continuity of studies, quality of life and welfare of the people who finally have indeed special educational needseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectInstituição de educação superiorpor
dc.subjectAcessopor
dc.subjectCotaspor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectInstitution of higher educationeng
dc.subjectAccesseng
dc.subjectQuotaseng
dc.subjectAffirmative actioneng
dc.titleAs (im)possibilidades da inclusão na educação superiorpor
dc.title.alternativeThe (im) possibilities of inclusion in higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa discorre sobre as ações relacionadas ao processo de inclusão das pessoas com deficiência que tiveram seu acesso pela implantação de Cotas junto ao Programa de Ações Afirmativas no seu primeiro ingresso no início de 2009, na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM-RS. A entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados que proporcionou o contato com os 12 alunos, sujeitos de pesquisa. A revisão bibliográfica e documental constituiu-se num alicerce para a análise e consulta. O objetivo principal com a produção deste trabalho foi buscar, a partir do relato dos alunos ingressantes pelo Sistema Cidadão Presente B, uma análise do processo de inclusão educacional a partir desse ingresso, apontando os indicativos e as possibilidades de prosseguimento e de conclusão de curso desses alunos. À medida que se desenvolvia o trabalho de pesquisa busquei uma aproximação que estabelecesse uma relação com bem-estar humano e de qualidade de vida. É possível adiantar que um processo dessa natureza e em andamento é válido pela necessidade de acesso às Instituições de Educação Superior Públicas no Brasil, porém, quando não há uma política interna que especificamente possa garantir o atendimento das questões que surgem a partir desse acesso, de pessoas com deficiência, ou nomeadas pelo Programa de "pessoas com necessidades especiais", este não proporciona por si só a continuidade dos estudos, a qualidade de vida e o bem-estar social das pessoas, que por fim, apresentam de fato as necessidades educacionais especiais.por
dc.contributor.advisor1Munhóz, Maria Alcione
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152442171177224por
dc.contributor.referee1Moreira, Laura Ceretta
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6955080467665137por
dc.contributor.referee2Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514821940003826por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6627673466822788por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples