Mostrar registro simples

dc.creatorPivetta, Hedioneia Maria Foletto
dc.date.accessioned2007-02-02
dc.date.available2007-02-02
dc.date.issued2006-09-06
dc.identifier.citationPIVETTA, Hedioneia Maria Foletto. Conceptios of formation and instruction of professors in the course of physics therapy of the Franciscan University Center. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6958
dc.description.abstractThis paper is included in the line of research 'Formation', knowledge and professional development of the Post-graduation Program in Education of the Federal University of Santa Maria. Currently, the institutions of Superior Teaching aim new curriculum proposals in order to fit the professional formation to the demands of the society. Facing this reality, the forming subjects need to search for subsidies to develop their work, which makes mecessary to rethink their practice. In this way, this work brings about the conceptions of formation and instruction of professors in the course of Physics Therapy in the "Franciscan University Center" with a new module teaching proposal. The purpose of the research is to identify and to analyze what conceptions of formation and instruction of professors in the course of Physics Therapy are being built according to the new curriculum. It has, as its methodological reference, the qualitative research and has, as its research instruments, the field daily report and the semi-structured narrative interviews. The subjects of the research are ten professors of the Physics Therapy course,being these, the most involved ones in the feasibility of this teaching model. The interpretation of results occurred by means of a gradual reduction of the qualitative text. The research finding indicate conceptions of formation and instruction that are linked to each other and are being built during the professors' trajectory. These conceptions present strong influence in the project of the course about the professors' thinking and acting processes as well as the professors identify the pedagogical meetings and the practice as privileged spaces of formation and learning in the teaching process.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcepções de formaçãopor
dc.subjectConcepções de docênciapor
dc.subjectDocência superiorpor
dc.subjectFormation conceptioneng
dc.subjectTeaching conceptioneng
dc.subjectSuperior teachingeng
dc.titleConcepções de formação e docência dos professores do curso de fisioterapia do Centro Universitário Franciscanopor
dc.title.alternativeConceptios of formation and instruction of professors in the course of physics therapy of the Franciscan University Centereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho se insere na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente as Instituições de Ensino Superior buscam novas propostas curriculares no intuito de adequar a formação profissional às demandas da sociedade. Perante essa realidade os sujeitos formadores precisam buscar subsídios para desenvolver seu ofício tornando-se essencial o repensar de sua prática. Nesse sentido, esse trabalho tem como temática as concepções de formação e docência dos professores do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano frente a uma proposta de ensino modular. O objetivo da pesquisa é identificar e analisar que concepções de formação e de docência os professores do curso de Fisioterapia vêm construindo frente ao novo currículo. Possui como referencial metodológico a pesquisa qualitativa e tem como instrumentos de pesquisa o diário de campo e as entrevistas narrativas semi-estruturadas. Os sujeitos de pesquisa são dez professores do curso de Fisioterapia, sendo estes os mais envolvidos na viabilização deste modelo de ensino. A interpretação dos resultados deu-se por meio da análise de conteúdo a partir da redução gradual do texto qualitativo. Os achados da pesquisa indicam concepções de formação e docência que estão entrelaçadas e vêm sendo construídas ao longo da trajetória docente. Essas concepções apresentam forte influência do projeto do curso sobre o pensar e o fazer docente ao mesmo tempo em que os professores identificam as reuniões pedagógicas e a própria prática espaços privilegiados de formação e aprendizagem docente.por
dc.contributor.advisor1Isaia, Silvia Maria de Aguiar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0954246692473735por
dc.contributor.referee1Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3167841618840023por
dc.contributor.referee2Grillo, Marlene Correro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9115503534207647por
dc.contributor.referee3Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9518521941876440por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples