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dc.creatorBiasus, Gilsania
dc.date.accessioned2007-02-05
dc.date.available2007-02-05
dc.date.issued2006-03-24
dc.identifier.citationBIASUS, Gilsania. Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos. 2006. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6980
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInstituição de ensino superiorpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectRio Grande do Sulpor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.titleFormação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como problema de pesquisa o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação plena nos Cursos de Formação de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul. O referencial teórico inclui um capítulo que reflete sobre a Formação Inicial de professores, subdividido em: Formação de Professores: alguns referenciais; Formação Inicial de Professores no Brasil: um olhar histórico; Formação de professores a partir da LDB/96; Modelos de formação inicial de professores: um enfoque epistemológico; Profissão e Profissionalização Docente. O aspecto metodológico norteou-se pela abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo multicasos. Participaram da pesquisa as IFESs do Estado do Rio Grande do Sul: UFRGS, UFPel, FURG e UFSM. Os sujeitos em cada instituição foram os Pró-Reitores de Graduação e pessoas responsáveis por órgãos ou setores que coordenam ações relativas aos cursos de formação de professores. Os instrumentos utilizados foram, basicamente, entrevista semi-estruturada, documentos disponibilizados pelas Instituições e sites da internet. A análise interpretativa, num primeiro momento, foi individual para cada caso e, em um segundo momento, procurou-se fazer uma transversalização dos mesmos à luz do referencial teórico. A transversalização dos dados e as considerações finais delineiam a situação da formação de professores e o processo de implantação das DCNFPEB dentro das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, bem como apresentam caminhos e possibilidades nesta formação.por
dc.contributor.advisor1Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.contributor.referee1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee2Terrazzan, Eduardo Adolfo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416614425134935por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0157024452952370por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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