Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em educação física escolar: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria - RS
Resumo
Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar quais
são as possibilidades (caminhos) e as limitações (descaminhos) encontrados na
prática pedagógica dos professores de Educação Física Escolar de uma escola
pública de Santa Maria (RS). Este trabalho traz sua contribuição no apoio aos
processos de formação inicial e permanente dos professores de Educação Física, na
medida em que retrata a realidade em que os docentes convivem em seu trabalho
diário nas escolas públicas. Os caminhos metodológicos que foram adotados
seguiram os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O
campo de estudo da pesquisa foi uma escola pública de Santa Maria, RS, tendo as
informações coletadas através da entrevista semi-estruturada, realizada com três
professores de Educação Física do ensino fundamental em efetivo exercício de sua
atividade docente e que tinham no mínimo cinco anos de carreira em efetivo trabalho
com a disciplina. Para analisar as informações coletadas foi utilizada à análise de
conteúdo. Concluiu-se que as possibilidades e limitações encontradas pelos
professores são as mais diversas e o que prevalece são muito mais aspectos
negativos do que positivos. Os principais descaminhos encontrados são a falta de
espaço físico e material, desvalorização da Educação Física, falta de união e
companheirismo entre os professores, os baixos salários, limitações quanto à
maneira do professor desenvolver suas aulas, indisciplina e violência entre os alunos
e dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências. Os
caminhos apontados pelos professores são satisfação em dar aula, estar em contato
com os alunos trocando conhecimentos, afetividade entre ambos, serem queridos e
valorizados pelos alunos.