Práticas pedagógicas na educação a distância: deslocamento de memórias e sentidos
Date
2012-02-25Metadata
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A presente dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação
em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), decorre da Linha
de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem como objetivo geral
analisar os sentidos produzidos no discurso de professores e tutores sobre a
constituição das suas práticas pedagógicas na modalidade de educação a distância.
A pesquisa caracterizou-se como qualitativa guiada pelo aporte teórico-metodológico
da Análise de Discurso (AD) de linha francesa. O estudo desenvolveu-se a partir do
discurso dos professores e tutores do Curso de Pedagogia a Distância da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no âmbito do Sistema da
Universidade Aberta do Brasil (UAB), sobre as suas práticas pedagógicas e da
compreensão sobre o movimento estabelecido entre eles para efetivarem a ação
docente, inserido no contexto das políticas públicas. No qual, o advento da EAD e
das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), mobilizados a partir das
políticas públicas, provocam (re) construções nos processos de ensinar e aprender
no Ensino Superior. Os sentidos produzidos no discurso de professores e tutores
sobre a constituição das suas práticas pedagógicas na modalidade de educação a
distância se apresentam em um entre-lugar onde a EAD, assim como pesquisada e
apresentada nesta dissertação, passa por um processo de naturalização tanto das
suas possibilidades quanto da conquista de um reconhecimento entre as
modalidades educacionais existentes.