O processo de formação pedagógica de docentes supervisores de estágio curricular no curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria, RS
Abstract
A formação pedagógica de professores supervisores de estágio no curso de
bacharelado em Fisioterapia da UFSM é o nosso objeto de estudo. Apesquisa investigou a
formação pedagógica dos docentes desenvolvida na experiência de supervisão de estágio do
Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Delineamos a
investigação por meio dos pressupostos da abordagem qualitativa em educação e, por isso, a
coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas a treze docentes
supervisores de estágio do Curso de Fisioterapia. A análise dos dados seguiu a técnica de
análise de conteúdo de Bardin (2004) auxiliada pelo programa NVivo8. As categorias
analíticas foram consideradas simultaneamente: dos autores estudados e do delinear dos dados
coletados; assim, constituíram-se em três: a) o perfil de formação e atuação profissional; b) a
autoformação; c) as aprendizagens docentes. Concluímos que o perfil de formação e atuação
do docente fisioterapeuta pauta-se seja em sua experiência clínica seja de professor.
Percebemos que os professores supervisores de estágio apesar de não terem formação
pedagógica específica, ao longo de seu percurso elaboraram formas de pensar e agir que os
respalda pedagogicamente, lhes conferindo assim a autoridade sobre o seu fazer profissional
supervisionar estágios.