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dc.creatorAlvares, Felipe Batistella
dc.date.accessioned2013-03-19
dc.date.available2013-03-19
dc.date.issued2012-04-05
dc.identifier.citationALVARES, Felipe Batistella. THE PRODUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES AT SANTA MARIA'S MUSIC SCENE. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7016
dc.description.abstractThis research has analyzed the processes of production of identities and subjectivities of the professional musician of Santa Maria, RS. It was done by questioning the discourses and the signification nets that are produced in and for the musical scene of Santa Maria. Inserted at the theorizations proposed by the Cultural Studies in Education, an investigation about this musical scene has been done, considering it as a pedagogical instance, which produces and rules behaviors, attitudes and ways of being a musician. Experiencing with a group of six professional musicians of the city, and also a set of documents which suggest the curricular directives of music courses, so as the pedagogicpolitical proposes of Federal University of Santa Maria and of REUNI governmental program, this task s objective was to understand the different ways by which the Santa Maria s musician individual is built, learning by working, learning inside the university and in so many other instances. The research itself was configured on the condition of possibilities for the emerging of three categories of analysis which served as basis for the analysis of this dissertation. The study tried to understand the symbolical productions between the discursive nets entitled as school of life and job market . A proposition of the task was to understand the circularity of these discourses, their strategies and negotiations on behalf of the musicians identity production. To guide this methodological path this investigation used an approach of ethnographical inspiration, which makes itself appropriate by allowing the researcher s professional condition to be legitimated as part of the explorations of the research, given that it was based on the Cultural Studies perspective. Keywords: cultural studies; education; culture; musical education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudos culturaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectCultural studieseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectMusical educationeng
dc.titleA produção de identidades profissionais no cenário musical de Santa Mariapor
dc.title.alternativeThe production of professional identities at Santa Maria's music sceneeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou os processos de produção de identidades e subjetividades do músico profissional santa-mariense, questionando os discursos e as redes de significação que são produzidos no e para o cenário musical da cidade de Santa Maria. Inserido nas teorizações propostas pelos Estudos Culturais em Educação, realizou-se uma investigação sobre o cenário musical santa-mariense, considerando-o como uma instância pedagógica, que produz e regula comportamentos, atitudes e modos de ser músico. Tendo como empiria um grupo de seis músicos profissionais da Cidade, e também um conjunto de documentos que sugerem as diretrizes curriculares dos cursos de música, assim como as Propostas Político Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Maria e do REUNI, o objetivo deste trabalho foi entender as diferentes maneiras pelas quais se constitui o sujeito músico santa-mariense, que aprende trabalhando, aprende dentro da universidade e em tantas outras instâncias. A própria pesquisa configurou-se na condição de possibilidades para a emersão de três categorias de análise que serviram como base para as análises desta dissertação. O estudo buscou entender como se dão as produções de significados dentre as redes discursivas intituladas como a escola da vida , os discursos acadêmicos e o mercado de trabalho . Durante o trabalho, foi proposto entender a circularidade desses discursos, suas estratégias e negociações em prol da produção das identidades dos músicos. Para guiar a caminhada metodológica esta investigação utilizou uma abordagem de inspiração etnográfica, a qual se faz oportuna por permitir que a minha condição profissional fosse legitimada como parte das explorações de pesquisa, visto que ela foi baseada a partir da perspectiva dos Estudos Culturais.por
dc.contributor.advisor1Lazzarin, Luís Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8243844643378763por
dc.contributor.referee1Fabris, Elí Terezinha Henn
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2961121430255733por
dc.contributor.referee2Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee3Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1361785565182358por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4493104913633578por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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