Relatos autobiográficos de uma professora atuante em uma escola rural: sentidos e significados à leitura
Fecha
2013-03-22Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em
Educação vinculada à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional (LP1) do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Por meio do método
autobiográfico, busquei estudar a história de vida de uma professora do ensino
rural de Santa Maria, RS. Procurei apresentar as experiências de leitora e de
mediadora de leitura da professora colaboradora, a fim de mostrar o quão
significativo é o ato de ler e também de escrever. Para isso, estabeleci traços
sobre a educação rural e sobre a formação de leitores rurais, destacando as
experiências de leitura da professora com uma classe multisseriada no ano de
2012. Para fundamentar a escrita desta dissertação, utilizei o ponto de vista de
autores, sobre a pesquisa qualitativa, Bogdan; Biklen (1994) e Minayo (1993).
Ao que se refere ao aporte teórico sobre história de vida, os estudos de Nóvoa
(1992), Abrahão (2006) e Oliveira (2006). Para as reflexões sobre a educação
rural, teorizei com Arroyo; Caldart;Molina (2004), Leite (2009), entre outros.
Acerca da formação de leitores, fiz um aprofundamento teórico com os estudos
de Lajolo (2000), Barcelos;Silva (2010), Paiva (2010), entre outros. As
informações obtidas na pesquisa surtiram as seguintes categorias de análise:
primeiras leituras, tempos de escola, formação, prática e mediação de leitura
em sala de aula. A partir disso, concluí que, com livros literários, a professora
colaboradora incentiva à leitura e à escrita na classe multisseriada rural. Com a
pesquisa, almejo que, de alguma forma, ela seja inspiração para muitos
professores que dedicam sua docência às práticas de leitura.