Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, João Batista Lima de
dc.date.accessioned2014-02-26
dc.date.available2014-02-26
dc.date.issued2013-03-22
dc.identifier.citationSOUZA, João Batista Lima de. Arte e docência em discurso: um estudo sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de formação superior em Dança no Rio Grande do Sul. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7057
dc.description.abstractThis work constitutes the preparation of a historical-critical overview about higher education in dance in Brazil, answering a question not yet explored within the brazilian academic research, namely, the vertiginous growth of this undergraduate course taken during last decade, a phenomenon that establishes the institutionalization of a field of knowledge. It also proposes to conduct an reflexive investigation about the relations between art and teaching in the professional dance training that is available in five higher education institutions located in the state of Rio Grande do Sul: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). The proposal consists of a trace, from the perspective of discursive analytic of Michel Foucault, seeking presents elements in the political pedagogical projects of this undergraduate teaching in the contexts of each of the universities mentioned, constituting a multiple case study and setting, as their categories of analysis, courses objectives and egress profiles. Moreover, given the distinct theoretical-methodological conceptions glimpsed in the materiality of the research, the study makes some notes about the issues that intersect in achieving of this formation, scenario where emerging prospects for professional performance of the individual that seeking currently the university training in dance. The study is based, as cited, in Foucault, still relying authors who discuss from the reference offered by his archaeological method. On the other hand, the reflections circumscribed within the art, the teaching and the education are here supported by Marques, Strazzacappa and a number of other researchers who theorize about it.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectDançapor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectFormação superiorpor
dc.subjectArteng
dc.subjectDanceeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleArte e docência em discurso: um estudo sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de formação superior em Dança no Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho se constitui na elaboração de um panorama histórico-crítico a respeito da formação superior em dança no Brasil, respondendo a uma questão ainda pouco explorada no âmbito da pesquisa acadêmica brasileira, qual seja, a ocorrência de um vertiginoso crescimento deste curso de graduação ao longo da última década, fenômeno que corrobora a institucionalização de um campo de saber. Também se propõe a realizar uma investigação reflexiva acerca de como se dão as relações ente arte e docência na formação do profissional de dança que é disponibilizada em cinco instituições de ensino superior localizadas no estado do Rio Grande do Sul: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A proposta consiste em um rastreamento, sob a perspectiva da analítica discursiva de Michel Foucault, que busca elementos presentes nos projetos políticos pedagógicos desta graduação nos contextos de cada uma das universidades mencionadas, compondo um estudo de casos múltiplos e definindo, como suas categorias de análise, os objetivos dos cursos e os perfis de egresso. Ademais, diante das distintas concepções teórico-metodológicas vislumbradas na materialidade da pesquisa, o estudo realiza alguns apontamentos a respeito dos aspectos que se entrecruzam na consecução desta formação, cenário de onde emergem perspectivas para a atuação profissional do indivíduo que procura, atualmente, a formação universitária em dança. O estudo se apoia, como já referido, em Foucault, contando ainda com autores que discutem a partir do referencial oferecido por seu método arqueológico. Por sua vez, as reflexões circunscritas no âmbito da arte, da dança, da docência e da educação se encontram, aqui, suportadas por Marques, Strazzacappa e uma série de outros pesquisadores relacionados.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcelo de Andrade
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee1Icle, Gilberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227456713763579por
dc.contributor.referee2Biancalana, Gisela Reis
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704025010266511por
dc.contributor.referee3Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133511150582100por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8806770627141388por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples