Concepções dos professores acerca da leitura e da escrita na educação infantil
Abstract
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre a concepção dos professores acerca da leitura e da escrita, procurando saber o que pensam, como planejam e trabalham com seus alunos estas temáticas na Educação Infantil. Para compreender estes objetivos, embasei-me em pesquisa de caráter qualitativo-narrativo, concretizada a partir de entrevistas semiestruturadas com três professoras que atuam em turmas da Pré-Escola da Rede Municipal de Ensino. Assim, destaco a relevância desta pesquisa relacionada ao trabalho dos professores com a criança pequena, de forma a suscitar um debate sobre as discussões existente entre ensinar a ler e a escrever na Pré-Escola, ainda que o presente trabalho não tenha como objetivo indicar soluções, mas refletir e construir possibilidades de caminhar. Saliento a importância da trajetória de vida profissional no resultado desta pesquisa, pois constatei a formação como peça fundamental no trabalho dos professores e, especialmente, a história de vida de cada um refletida como pano de fundo em todo seu planejamento e nas atividades que desenvolvem com alunos na referida faixa etária.