Mostrar registro simples

dc.creatorContreira, Clairton Balbueno
dc.date.accessioned2014-03-20
dc.date.available2014-03-20
dc.date.issued2013-04-18
dc.identifier.citationCONTREIRA, Clairton Balbueno. The physical education division curriculum knowledge and its impacts on teachers of higher education. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7061
dc.description.abstractThis study is included in the Line of Research Formation, Knowledge and Professional Development (PPGE/CE/UFSM) and aims to analyze the impacts caused by the curriculum restructuring in 2004 CEFD/UFSM, on knowledge teaching of effective professor who began to act in the courses of Degree and Bachelor simultaneously. It is justified by the need for research on understanding the impact caused by Law n. 9.696/98 and Judgement CNE/CES n. 07/04, the theoretical concepts and practices used by teachers in their pedagogical interventions, resulting in the division of the Degree and Bachelor courses. To contribute in the discussions were prepared following specific objectives: a) recognize the significant events that helped in the construction of teaching knowledge of professor CEFD/UFSM; b) identify the teaching methods used by teachers CEFD/UFSM in Bachelors and Degree courses c) understand the problems created by the current context of formative CEFD/UFSM. The methodology was characterized as a qualitative case study. Participated in the investigation six (6) teachers representing different departments are on course (DMTD, DDI, DDC), which have both disciplines in the Bachelor and Degree as. The information was obtained through structured interviews and their interpretations are given from the content analysis developed by Bardin (1978). After exploration of the material we adopted four (4) categories created by Tardif (2005), were they: 1st) professional knowledge or science; 2nd) curricular knowledge, 3rd) disciplinary knowledge, and, 4th) experiential learning. The theory is based on the studies of Nóvoa (1995), Garcia (1999), Tardif (2002), Cunha (2010), Isaia (2010), Bolzan (2010) among others, to understand the complexities of the construction of knowledge of teachers who work in higher education. Through the reflections made, it was found that the impact of the current curriculum of CEFD/UFSM, focuses on curriculum knowledge of teachers, specifically with respect to adjustments to the content and teaching methods developed in the classroom through using examples characterizing their applications in one area or the other.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectKnowledge teachingeng
dc.subjectDegree and bacheloreng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectLicenciatura e bachareladopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleA divisão curricular da educação física e seus impactos nos saberes docentes dos professores de ensino superiorpor
dc.title.alternativeThe physical education division curriculum knowledge and its impacts on teachers of higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e tem como objetivo analisar os impactos causados pela reestruturação curricular de 2004 no CEFD/UFSM, sobre os saberes docentes dos professores efetivos que passaram a atuar nos cursos de Licenciatura e Bacharelado simultaneamente. Justifica-se a investigação pela necessidade de compreensão sobre as repercurssões causadas pela Lei n. 9.696/98 e Parecer CNE/CES n. 07/04, nas concepções teóricas e práticas utilizadas pelos professores em suas intervenções pedagógicas, decorrentes da divisão do curso em Licenciatura e Bacharelado. Para contribuir com as discussões foram elaborados os seguintes objetivos específicos: a) reconhecer os fatos significativos que auxiliaram na construção dos saberes docentes dos professores do CEFD/UFSM; b) identificar os métodos didáticos utilizados pelos professores do CEFD/UFSM nos cursos de Licenciatura e Bacharelado; c) compreender os problemas gerados pelo atual contexto formativo do CEFD/UFSM. A metodologia foi caracterizada como qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram da investigação seis (6) professores representando os diferentes departamentos existentes no curso (DMTD, DDI, DDC), que possuem disciplinas tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas e suas interpretações se deram a partir da análise de conteúdo desenvolvida por Bardin (1978). Após a exploração do material adotou-se como categorias os quatro (4) saberes descritos por Tardif (2005), tais como: 1ª) saber profissional ou científico; 2ª) saber curricular; 3ª) saber disciplinar; e, 4°) sab er experiencial. O corpo teórico tem como base os estudos elaborados por Nóvoa (1995), García (1999), Tardif (2002), Cunha (2010), Isaia (2010), Bolzan (2010) entre outros, para a compreensão das complexidades da construção dos saberes dos professores que atuam no ensino superior. Através das reflexões realizadas, constatou-se que o impacto causado pela atual organização curricular do CEFD/UFSM, concentra-se nos saberes curriculares dos professores, mais especificamente, com relação às adaptações dos conteúdos e métodos didáticos desenvolvidos em sala de aula, por meio da utilização de exemplos que caracterizam suas aplicações em uma área ou outra.por
dc.contributor.advisor1Krug, Hugo Norberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710464649581736por
dc.contributor.referee1Afonso, Mariangela da Rosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096por
dc.contributor.referee2Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8841113239645760por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6721285735652733por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples