Mostrar registro simples

dc.creatorJobim, Letícia Mossate
dc.date.accessioned2014-05-15
dc.date.available2014-05-15
dc.date.issued2013-04-05
dc.identifier.citationJOBIM, Letícia Mossate. Clube União Beneficente: o protagonismo pedagógico de um clube social negro no município de São Vicente do Sul/RS. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7067
dc.description.abstractThis research have the comprehension‟s purpose of the character what a negro social group at São Vicente‟s city/Rs-Brazil handled here like a pedagogic contrivance exerted in cultural and identifier process happen in another group that have had experiences about to be negro . This way, how the researched group realizes him into social context and what categories arrange his speeches given meaning to it. The theoretical approach is in Cultural studies using methodological techniques by Hybrid and Themes of Oral History and it was used minutes, documents and photos. From recurrences of narratives was determined what analysis‟s categories that discussed about these themes: The regulation‟s behavior that provides utmost visibility and admission of Negro in the society; The production of identify and apathy and to know such as they are set in motion through Social group like contrivance; The relation‟s exercises between to be able/to know; The ambiguity of color‟s speeches and the negotiation this speeches; The introduction of the pedagogic racial; and The hybridism that typified the Union club. The results of research found with this contrivance shaped by dynamic bailiwick of negotiations, adjustments, regulations, changes and alliances. It was evidenced that doesn‟t absolute true about Negro‟s culture and unique narratives too, but speeches, impersonations and social practices that vary according to the moments with are subjected.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectDispositivo pedagógicopor
dc.subjectEtnicidadepor
dc.subjectCultureeng
dc.subjectIdentifyeng
dc.subjectPedagogic contrivanceeng
dc.subjectEthnicityeng
dc.titleClube União Beneficente: o protagonismo pedagógico de um clube social negro no município de São Vicente do Sul/RSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa pesquisa teve por objetivo compreender o papel que um clube social negro existente no município de São Vicente do Sul/ RS exerceu no processo cultural e identitário de um grupo de pessoas que usufruíram deste lugar-comum. Buscou-se investigar também, de que forma foi conduzido e subjetivado no grupo pesquisado, um modo de ser negro‟ e, a partir de que categorias organizam seus discursos, dando a eles sentidos e significados. A abordagem teórica insere-se no campo dos Estudos Culturais, utilizando como metodologia, técnicas da História Oral Temática e Híbrida, pois, utiliza além da oralidade, outras fontes tais como atas, documentos e fotografias. A partir das recorrências nas narrativas foram definidas as categorias de análise que versaram sobre os seguintes temas: A regulação das condutas a fim de proporcionar maior visibilidade e aceitação do negro na sociedade; A produção das identidades e diferenças e, a forma com estas são acionadas pelo clube enquanto dispositivo; O exercício das relações poder-saber evidenciando atitudes e comportamentos de reação ao poder; A ambiguidade dos discursos de cor e a negociação destes discursos; A implantação da pedagogia da racialização e, por último, o hibridismo que caracterizou o clube União. Os resultados da pesquisa apontaram que este dispositivo configurou-se por um campo dinâmico de negociações, adaptações, regulações, trocas e alianças. Também evidenciaram que não existem verdades absolutas‟ sobre a cultura negra e tampouco narrativas únicas. Estas variam de acordo com os condicionamentos a que estão submetidas, ou seja, discursos, representações e práticas sociais.por
dc.contributor.advisor1Lazzarin, Luís Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8243844643378763por
dc.contributor.referee1Klein, Madalena
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1207173035684519por
dc.contributor.referee2Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.contributor.referee3Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1361785565182358por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3834080063601079por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples