dc.contributor.advisor | Tomazzetti, Cleonice Maria | |
dc.creator | Rossarolla, Catiana Casarotto | |
dc.date.accessioned | 2015-03-10T12:49:39Z | |
dc.date.available | 2015-03-10T12:49:39Z | |
dc.date.issued | 2013-09-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/706 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | School inclusion is a relatively new issue that has required a reorganization in the
educational system, to ensure access, retention and learning conditions, and that
needs specific consideration of students with disabilities who, for different
characteristics, and need often require different actions in school. This paper aims to
unleash a new look on inclusive education in early childhood education, so that they
are rethinking the changes that are necessary in the first stage of basic education. .
The school needs to be prepared for inclusive education from early childhood
education: think of its space, time, professional, pedagogical resources, halls Care
Specialized Education (AEE), etc.., Facing the possibility of easy access, retention
and full development of those students who, because of their particularities, special
educational needs. The text also addresses other needs as rethinking in teacher
development as a key element in the school inclusion of education. The teacher look
in their teaching, new ways of teach and innovate, taking into account the diversity
and individuality, so you can give support to students. Faced with my school reality, I
emphasize this theme, in order to learn and understand what we can do to further
issues related to the inclusion of children with special educational needs, improving
the lives from these children, in order to overcome the barriers they face in the
educational context and often prevent their participation in learning challenges. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | Um novo olhar para a inclusão na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | A inclusão escolar é relativamente um tema novo que vem exigindo uma
reorganização no sistema educacional, de forma a garantir acesso, permanência e
condições de aprendizagem, e que precisa de uma reflexão específica dos alunos
com deficiência que, por características distintas, muitas vezes requerem e precisam
de ações diferenciadas na escola. Este trabalho tem como objetivo desencadear um
novo olhar sobre a educação inclusiva na educação infantil, a fim de que sejam
repensadas as mudanças que se fazem necessárias nessa primeira etapa da
educação básica. A escola precisa preparar-se para a educação inclusiva desde a
educação infantil: pensar em seus espaços, tempos, profissionais, recursos
pedagógicos, salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), etc., voltados
para a possibilidade de acesso, permanência e desenvolvimento pleno dos alunos
esses que, em virtude de suas particularidades, apresentam necessidades
educacionais especiais. O texto aborda também outras necessidades como a de
repensar na formação do professor como elemento fundamental na inclusão escolar
da educação infantil. Ele deve buscar na sua prática pedagógica, novas formas de
fazer e inovar, levando em consideração a diversidade e individualidades, para que
possa dar suporte aos alunos. Diante da minha realidade escolar, enfatizo este
tema, com o intuito de aprender mais e entender tudo o que podemos fazer para
aprofundar assuntos relacionados à inclusão de crianças com necessidades
educativas especiais, visando melhorar a vida destas crianças, na tentativa de
vencer as barreiras que as mesmas enfrentam no contexto educacional e que,
muitas vezes, as impedem ou limitam de participar de desafios de aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |