Interfaces da ética, cidadania e juventude(s): narrativas de professores e jovens de ensino médio da rede pública de Santa Maria/RS
Abstract
Esta pesquisa, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas - LP2, como requisito para a
obtenção do título de Mestrado em Educação, tem a temática de investigação Ética, Cidadania, Juventude(s) nas
Políticas Públicas . Objetivou-se, na pesquisa, analisar as narrativas de docentes e jovens de uma escola de
Ensino Médio da Rede Pública de Santa Maria/RS, quanto a sua compreensão e significação do papel social que
a escola possui para a construção do ethos juvenil, explicitando, através de suas narrativas, a relevância ou não
da interdisciplinaridade do conceito de Ética na produção do conhecimento no currículo de Ensino Médio para o
jovem, fomentando assim, discussões que possibilitem mais diálogo das relações intersubjetivas na escola, entre
a ética e a juventude(s) na construção do conhecimento e na promoção do ethos e contribuindo com indicativos
para a elaboração e/ou (re)construção de Políticas Públicas Educacionais para a Juventude(s). É válido lembrar
que um dos temas mais estudados e comentados em Filosofia diz respeito ao conceito e aplicabilidade da Ética.
Muitos estudiosos se dedicam e continuam envolvidos com estas questões, os quais contribuem para a
construção do conhecimento e do ethos, como exemplo, destacamos Adolfo Sanchez Vásquez e Yves de La
Taille. O interesse sobre a temática foi pautado, sobretudo, na investigação das novas configurações do
comportamento humano e do discurso ético da sociedade contemporânea, em especial, no que diz respeito à
Escola Pública de Ensino Médio. A Metodologia escolhida para a dissertação foi a História Oral Temática, na
ótica de Meihy. A pesquisa embasou-se no campo teórico-metodológico com os seguintes autores: Abramo;
Aranha; Erickson; Fernando Savater; Luckesi; Mehihy; Severino; Spósito; La Taille; Thompson; Vázquez, entre
outros. Constatou-se que o jovem apresenta dificuldade no discernimento entre Ética e Moral. Quanto aos
professores, verificou-se que os mesmos necessitam de mais domínio dos conceitos éticos para promover a
interação do seu saber com as questões éticas na formação do jovem.