O compromisso pedagógico com a formação da opinião pública crítica
Resumo
O presente trabalho busca compreender o sentido do conceito de opinião pública na educação e averiguar de que modo a proposta de esfera pública de Habermas pode contribuir na produção da democracia educacional. O estudo discute o papel do professor numa sociedade marcada pelo aprimoramento das tecnologias de comunicação, em que se faz necessária a emergência de uma esfera pública ativa. Tratase de enriquecer não só a investigação sobre a educação, mas também entender as implicações, desdobramentos e possibilidades desse tipo de análise lingüísticopragmática no processo formativo. As bases teóricas desse trabalho hermenêutico estão na reconstrução empreendida por Gadamer e Habermas para que possamos estabelecer juízos analíticos sobre o conceito de opinião pública e criar novos horizontes para a interpretação das racionalidades educativas. A partir da análise sobre a constituição do saber formativo da racionalidade moderna, pretende-se repensar a formação dos professores mediante a crítica ao processo de racionalização e mercantilização dos
conhecimentos, na tentativa de possibilitar ao professor a libertação da superlinguagem científica e da sublinguagem da comunicação massiva. Pensar sobre o compromisso
pedagógico com a formação da vontade pública esclarecida é o ponto de partida para a transformação das mentalidades canonizadas na educação em direção ao acesso dos
bens culturais no espaço público de discussão.