Mostrar registro simples

dc.creatorCorrêa, Juliane Riboli
dc.date.accessioned2014-07-09
dc.date.available2014-07-09
dc.date.issued2013-03-06
dc.identifier.citationCORRÊA, Juliane Riboli. BUILDING MUSICAL AND PEDAGOGICAL-MUSICAL KNOWLEDGES IN GROUP: FORMATIVE EXPERIENCES IN SPECIAL EDUCATION. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7074
dc.description.abstractThe current dissertation is linked to the Educação e Artes Research Line (LP04), from Programa de Pós-Graduação em Educação, from Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) and to the Study Group Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). As general purpose, the research sought to investigate in which manner a teacher training group of students from Special Education (EE), mediated by musical and pedagogical-musical experiences, potentiates learning relations between music and EE. As specific purposes, it sought to understand how the formation group, mediated by experiences involving Musical Education and EE, can be a learning device and to comprehend the group function in the development of teaching practice learning. This investigation had as methodological framework, the participant research articulated to formation research and it was carried out through a Group of Musical and Pedagogic-musical Formation (GFMP), composed by me and ten EE students from UFSM. As methodological instruments to produce data, it was employed participants‟ oral narratives (carried out during the meetings) and written ones (obtained through field diary). The research brought as theoretical framework, authors such as Josso (2010), Brandão (1992), Oliveira (2009, 2011), Ferry (2004), Imbernón (2010) Larrosa (2002), Dewey (1976), Bellochio (2000), Vygotsky (1982), among others. The data produced in the research were analyzed and organized into categories that permeate the entire dissertative writing. As results from this investigation, it is pointed out the potential of the group in the sense of mediating musical and pedagogic-musical formative experiences in Special Education and the music as a knowledge that potentiates development. The research was a possibility to walk towards self, with the others, in the construction of new knowledge and formative experiences in relation to Music and EE.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectGrupo de formação musical e pedagógico-musicalpor
dc.subjectExperiências formativaspor
dc.subjectMusical educationeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectGroup of musical and pedagogic-musical formationeng
dc.subjectFormative experienceseng
dc.titleConstruindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais em grupo: experiências formativas na educação especialpor
dc.title.alternativeBuilding musical and pedagogical-musical knowledges in group: formative experiences in special educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). Como objetivo geral, a pesquisa buscou investigar de que forma um grupo de alunas da Educação Especial (EE) em formação, mediado por experiências musicais e pedagógico-musicais, potencializa relações de aprendizado entre música e EE. Como objetivos específicos, procurou-se entender como o grupo de formação, mediado por experiências envolvendo Educação Musical e EE, constitui-se em um dispositivo de aprendizagem e compreender a função do grupo no desenvolvimento da aprendizagem docente. A investigação teve, como aporte metodológico, a pesquisa participante articulada à pesquisa-formação e foi desenvolvida através de um Grupo de Formação Musical e Pedagógico-musical (GFMP) constituído por mim e dez alunas de EE da UFSM. Como instrumentos metodológicos para a produção dos dados, foram utilizadas narrativas orais (realizadas durante os encontros) e escritas (realizadas através do diário de campo) das participantes. A pesquisa trouxe por referencial teórico autores como Josso (2010), Brandão (1992), Oliveira (2009, 2011), Ferry (2004), Imbernón (2010), Larrosa (2002), Dewey (1976), Bellochio (2000), Vygotsky (1982), dentre outros. Os dados produzidos na pesquisa foram analisados e organizados em categorias que transversalizam toda a escrita dissertativa. Como resultado desta investigação destaca-se a potência do grupo mediando experiências formativas musicais e pedagógico-musicais na Educação Especial e a música como um conhecimento que potencializa desenvolvimento. A pesquisa foi uma possibilidade de um caminhar para si, com os outros, na construção de novos conhecimentos e experiências formativas em relação à música e EE.por
dc.contributor.advisor1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794804H4por
dc.contributor.referee1Nogueira, Monique Andries
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7560951448803509por
dc.contributor.referee2Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762392A2por
dc.contributor.referee3Garbosa, Luciane Wilke Freitas
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735904Y6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315902415918622por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples