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dc.creatorBecker, Andriza Machado
dc.date.accessioned2014-07-14
dc.date.available2014-07-14
dc.date.issued2013-03-26
dc.identifier.citationBECKER, Andriza Machado. Establishment of community: [im] possible in the formative journey in distance education - EaD. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7080
dc.description.abstractThe concept of community is broad and has different historical, social and cultural dimensions that resonate in the educational setting and contemporary trajectories of teacher training, especially in the mode of distance education (EAD). In this mode, develop didactic, pedagogical and interpersonal relations potentially conducive to formation of collaborative networks of training and professional development that, in turn, can lead to the formation of a community. Understanding the formative journey as the trajectory of training in groups that are significant to the teacher, while person/professional, the general objective of this research is: investigate the initial teacher training course of the first graduates of the course Spanish and Literature/EAD/UAB/UFSM to understand how is (or not) a community in this context. For both, the approach adopted is qualitative research, in which it sought, from an exploratory step, establish the initial contact with 78 subjects, in order to meet the students profile and describe their conceptions about EAD and its didactic-pedagogical relations within the framework of the course. From this exploratory phase, were identified that enabled the construction of inferences threads-Guide to narrative interviews with six subjects. Based on textual recurrences presented in the narrative constructed records emerged showing significant moments subtopics of the formative journey that denote the characteristics of a network of training and professionaleng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectPercurso formativopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEaDpor
dc.subjectCommunityeng
dc.subjectFormative journeyeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleConstituição de comunidade: [im] possibilidades no percurso formativo em educação a distância - EaDpor
dc.title.alternativeEstablishment of community: [im] possible in the formative journey in distance education - EaDeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO conceito de comunidade é amplo e apresenta diferentes dimensões históricas, sociais e culturais que repercutem no cenário educacional e nas trajetórias de formação docente contemporâneas, especialmente na modalidade de Educação a Distância (EAD). Nesta modalidade, desenvolvem-se relações didáticas, pedagógicas e interpessoais potencialmente propícias à formação de redes colaborativas de formação e desenvolvimento profissional que, por sua vez, podem conduzir à constituição de uma comunidade. Entendendo o percurso formativo como a trajetória de formação nos grupos que são significativos ao professor, enquanto pessoa/profissional, o objetivo geral desta pesquisa é: investigar o percurso formativo inicial docente dos primeiros formandos do Curso de Letras/Espanhol e Literaturas EAD/UAB/UFSM no sentido de compreender como se constitui (ou não) uma comunidade neste contexto de formação. Para tanto, a abordagem de pesquisa adotada é qualitativa, na qual se buscou, a partir de uma etapa exploratória, estabelecer o contato inicial com 78 sujeitos, a fim de conhecer o perfil dos estudantes e descrever suas concepções a respeito da modalidade EAD e suas relações didático-pedagógicas no âmbito do curso. A partir desta etapa exploratória, foram identificadas inferências que possibilitaram a construção de tópicos-guia para a realização de entrevistas narrativas com seis sujeitos. Baseando-se nas recorrências textuais apresentadas nos registros narrativos construídos, emergiram sub-tópicos, evidenciando momentos significativos do percurso formativo que denotam características de uma rede de formação e desenvolvimento profissional, especialmente no que tange à formação para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino. Em relação à constituição de comunidade, os procedimentos metodológicos adotados apontam que, neste contexto formativo docente em EAD, não há indicadores solidificados. No entanto há elementos significativos no percurso formativo que apontam para possibilidades que, se reforçadas, podem despertar o pertencimento e engajamento a um grupo formativo.por
dc.contributor.advisor1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.referee1Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8841113239645760por
dc.contributor.referee2Farias, Vera Elizabeth Prola
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694764620981856por
dc.contributor.referee3Fialho, Vanessa Ribas
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3858909434538236por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0449173013722650por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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