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dc.creatorMichel, Marcelo Dorneles
dc.date.accessioned2014-09-09
dc.date.available2014-09-09
dc.date.issued2014-08-05
dc.identifier.citationMICHEL, Marcelo Dorneles. WORK AND EDUCATION: A STUDY OF THE SENSES THAT TEACHERS are attributed AS WORKERS IN PRIVATE EDUCATION NETWORK OF SANTA MARIA / RS. 2014. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7092
dc.description.abstractThis research integrates the study of work, education and public policy, the fundamental components for understanding and possibility of transformation of concrete situations experienced by teachers, in this case, in a specific environment, which is a private school. It is justify the importance of this research since, on labor relations established by the Private Education Network, even as a playing field for various education professionals, have happened and neither significant recurring studies. Therefore, the need to understand the dynamics of labor relations of teachers, senses that this profession is attributed as education workers. The main objective of this study was therefore to investigate the meanings established by the teachers of private schools and educational workers, with the specific aim of understanding labor relations in this particular environment. The theoretical and methodological basis that structured this research was the dialectical analysis, involving the dialectical method and dialectical thinking. By consider this investigation expresses the intention of being a social survey, it was took into account that this type of research has been strongly marked by studies that value the use of quantitative and qualitative methods to describe and explain the phenomena analyzed. This work is guided by the methodology of content analysis as a method adopted to deal with the data collected in the survey. As a procedure it was chosen to conduct a study with a group of ten teachers from six schools. Interviews were conducted with these stakeholders, and the data were analyzed based on content analysis in Bardin (2011), permeated by the perspective of dialectical analysis.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPublic Policyeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectTeachereng
dc.titleTRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS SENTIDOS QUE OS PROFESSORES SE ATRIBUEM COMO TRABALHADORES NA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE SANTA MARIA/RSpor
dc.title.alternativeWORK AND EDUCATION: A STUDY OF THE SENSES THAT TEACHERS are attributed AS WORKERS IN PRIVATE EDUCATION NETWORK OF SANTA MARIA / RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa se integra aos estudos sobre trabalho, educação e políticas públicas, componentes fundamentais para a compreensão e possibilidade de transformação das situações concretas vividas pelos professores, neste caso, em um ambiente específico, que é a Rede Particular de Ensino. Justifica-se a importância da presente pesquisa visto que, sobre as relações de trabalho estabelecidas na Rede Particular de Ensino, mesmo sendo um campo de atuação de diversos profissionais da educação, não têm acontecido significativos e nem recorrentes estudos. Por isso, a necessidade de compreender, na dinâmica das relações de trabalho dos professores, os sentidos que esta categoria profissional se atribui como trabalhadores da educação. O principal objetivo desta pesquisa, portanto, foi investigar os sentidos estabelecidos pelos professores da Rede Particular de Ensino como trabalhadores da educação, com o objetivo específico de compreender as relações de trabalho neste ambiente determinado. A base teórico-metodológica que estruturou a presente pesquisa foi à análise dialética, envolvendo o método dialético e o pensamento dialético. Considerando que este projeto expressa a intencionalidade de ser uma pesquisa social, levou-se em conta que este tipo de pesquisa tem sido marcada fortemente por estudos que valorizam o emprego de métodos quanti-qualitativos para descrever e explicar os fenômenos analisados. Este trabalho se pautou pela metodologia da análise de conteúdo como forma adotada para tratar os dados levantados na pesquisa. Como procedimento escolheu-se realizar um estudo com um grupo de dez professores, de seis escolas. Foram realizadas entrevistas com esses interlocutores, e os dados foram analisados com base na análise de conteúdo em Bardin (2011), permeados pela perspectiva da análise dialética.por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Liliana Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707249T0por
dc.contributor.referee1Roggero, Rosemary
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6133043453679958por
dc.contributor.referee2Gallina, Simone Freitas da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717938652418471por
dc.contributor.referee3Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766081A6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2191415186368878por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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