A relação pedagógica na prática escolar de educação física, seus condicionantes e suas implicações na construção da autonomia moral dos discentes do ensino fundamental
Abstract
A presente pesquisa de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e
Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade
Federal de Santa Maria. O tema deste estudo é a relação pedagógica na prática escolar de
Educação Física e suas implicações na construção da autonomia moral dos discentes do
ensino fundamental. Tem como objetivo compreender de que forma os conflitos nas aulas de
Educação Física encontram-se implicados na construção moral dos alunos do Ensino
Fundamental. Para tanto, foi observada a prática de uma professora de Educação Física e uma
turma de 6º ano, de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada em um
município da fronteira sul do Rio Grande do Sul. O tipo de pesquisa utilizada foi o Estudo de
Caso, com abordagem qualitativa. Os instrumentos de investigação foram: observação direta,
entrevistas estruturada e semi-estruturada e questionário. Através da análise de dados,
podemos concluir que os conflitos que ocorreram nas aulas de Educação Física da turma
observada encontram-se implicados na construção da autonomia moral de seus alunos. Os
conflitos ocorridos, na maioria das vezes, tinham um encaminhamento resolutivo negativo,
por parte da professora de Educação Física, que não propunha o entendimento e discussão dos
conflitos, descartando com sua postura autoritária, a expressão dos sentimentos e opiniões de
seus alunos. Assim, os alunos não eram orientados a dialogarem e refletirem sob as situações
de conflito, contribuindo então, para o desenvolvimento de sujeitos heterônomos, passivos e
obedientes de regras impostas pela professora de Educação Física.