Mostrar registro simples

dc.creatorMenezes, Clarissa de Godoy
dc.date.accessioned2014-12-02
dc.date.available2014-12-02
dc.date.issued2014-05-23
dc.identifier.citationMENEZES, Clarissa de Godoy. Conducts of creation on CDG's musicpedagogical proposal - Sing and play with us. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7104
dc.description.abstractThis dissertation questioned if a particular proposal for music education, the Proposal Musicpedagogical CDG Sing and Dance with Us, could be considered a pedagogical poetics, of artistic creation in and for school. In order to achieve this aim, the research began characterizing CDG from documents produced by and about it. At the same time, a study about poetics from the thought of Paul Valéry e René Passeron was carried out. The authors cited served as theoretical and methodological lenses through which I meant to amplify CDG, in order to demonstrate how a pedagogical proposal can be understood as a poetics; this claim did not aim to restrict CDG to art teaching, but the actual production of art. The poetics, as presented here, is: poïein (VALÉRY , 2011), a do that leads to a process of creation; poiesis (PASSERON, 1997), the study of creative behavior; poiesis (CASTRO, 2004), when studied from outside the metaphysical field, essence of acting, inseparable from the concept of physis (incessant arise) and ethos (the act as a sense of being); the poíesis (AGAMBEN, 2012), while production in the presence, of something that cross the not going to be to the to be. Therefore, in order to demonstrate how the CDG constitutes a poetics, the conducts of creation in the proposal, through the analysis of an article written by the author of the CDG and a report of the author of the dissertation, both related to experiences of creation were studied. The conclusion was that the conduct of creation guided by CDG has always a collective development and is an open work of art; that in the process of creating the work, each person involved also creates a self, able to take responsibility for the success of them all and the work. The work in this context is the result of willingness and possibilities of each individual and the group.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProposta Musicopedagógica CDGpor
dc.subjectPoéticapor
dc.subjectCriaçãopor
dc.subjectPoeticseng
dc.subjectCreationeng
dc.titleCondutas de criação na proposta musicopedagógica CDG - Cante e dance com a gentepor
dc.title.alternativeConducts of creation on CDG's musicpedagogical proposal - Sing and play with useng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação questionou a possibilidade de uma determinada proposta de ensino de música, qual seja, a Proposta Musicopedagógica CDG Cante e Dance com a Gente, ser considerada como uma poética pedagógica, de criação artística na e para a escola. Para tal, iniciou-se a pesquisa realizando uma caracterização do CDG a partir dos documentos produzidos pela e sobre a mesma. Concomitantemente, realizou-se o estudo da poética a partir do pensamento de Paul Valéry e René Passeron. Os autores citados serviram como lentes teóricas e metodológicas por intermédio das quais pretendi amplificar o CDG, a fim de demonstrar de que maneira uma proposta pedagógica pode ser entendida como uma poética; essa pretensão teve por objetivo não restringir o CDG à uma proposta de ensino de arte, mas à produção propriamente dita de arte. A poética, conforme apresentada neste trabalho, é: o poïein (VALÉRY, 2011), fazer conduzido por um processo de criação; a poiesis (PASSERON, 1997), estudo da conduta criadora; a poiesis (CASTRO, 2004) estudada fora do campo metafísico, essência do agir, inseparável da concepção de physis (surgir incessante) e ethos (agir como sentido do ser); a poíesis (AGAMBEN, 2012), enquanto produção na presença, do algo que passa do não ser ao ser. Portanto, a fim de demonstrar como o CDG se constitui em uma poética, estudou-se as condutas de criação presentes na proposta, por intermédio da análise de um artigo publicado pela autora do CDG e de um relato da autora da dissertação, ambos relacionados à experiências de criação no CDG. Concluiu-se que a conduta de criação no CDG é pautada pelo desenvolvimento coletivo de uma obra de arte que é sempre aberta; que no processo de criar a obra, cada pessoa envolvida cria, também um si mesmo, capaz de assumir responsabilidades pelo sucesso de todos e da obra. A obra, neste contexto, será o resultado dos quereres e das possibilidades de cada um e do grupo.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcelo de Andrade
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee1Nunes, Helena Müller de Souza
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403557398247858por
dc.contributor.referee2Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0526923564346281por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples