Mostrar registro simples

dc.creatorZientarski, Clarice
dc.date.accessioned2007-05-02
dc.date.available2007-05-02
dc.date.issued2006-12-20
dc.identifier.citationZIENTARSKI, Clarice. Autogestão - dos movimentos sociais dos trabalhadores aos movimentos dos educadores um olhar sobre o Rio Grande do Sul. 2006. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7108
dc.description.abstractThe present work whose subject is Self management: of the Social Movements of the Workers to the Movements of the Educators , it has as objective generality to establish relations between the autogestionários social movements and the autogestionários movements in the education and, in this proposal, it looks for to identify and to characterize the autogestionários social movements that the Europe and in Brazil of century XIX in ahead had also happened in, with special approach to that had occurred in Brazil of the end of the decade of 1970 years 1980, considering the social political and economic context of the time. In this optics if it establishes the methodology of the present work that has as base the qualitative research for what if valley of a theoretical boarding that has in history its bedding, to establish the relations necessary between the facts and power to understand them and the empirical research carried through in the educative institutions and unions on the movements carried through for the professors, either during the strikes, either in the autogestionárias proposals, detaching the cited historical period. A boarding of social and autogestionários movements implies in understanding the joint dialectic of the society politics with the civil society and its contradictions. To understand a society, or autogestionária institution is necessary to question the centralism, the bureaucracy and the hierarquização that the capitalist society has characterized in which we are inserted. It matters, therefore, an analysis of what if it configures as autogestionária society, for what if establishes relations between hierarquizada society bureaucratically and, what is reflected in pertaining to school management e, of course, in practical the pedagogical one. This demands the effort to present the facts and to interpret them in a perspective dialectic where the knowledge concrete of the reality is a process of concretion that proceeds from all for the parts and the parts for all, of the phenomena for the essence and the essence for the phenomena, the totality for the contradictions and the contradictions for the totality.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutogestãopor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectMovimentos dos educadorespor
dc.subjectRio Grande do Sulpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleAutogestão - dos movimentos sociais dos trabalhadores aos movimentos dos educadores um olhar sobre o Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho cujo tema é Autogestão - dos Movimentos Sociais dos Trabalhadores aos Movimentos dos Educadores - um olhar sobre o Rio Grande do Sul , tem como objetivo geral estabelecer relações entre os movimentos sociais autogestionários e os movimentos autogestionários na educação e, nesta proposta, procura identificar e caracterizar os movimentos sociais autogestionários que aconteceram na Europa e também no Brasil do século XIX em diante, com enfoque especial aos que ocorreram no Brasil do final da década de 1970 aos anos 1980, considerando o contexto sócio-político e econômico da época. Nesta ótica se estabelece a metodologia do presente trabalho que tem como base a pesquisa qualitativa para o que se vale de uma abordagem teórica que tem na história o seu fundamento, para estabelecer as relações necessárias entre os fatos e poder compreendê-los e a pesquisa empírica realizada nas instituições educativas e sindicatos sobre os movimentos realizados pelos professores, seja durante as greves, seja nas propostas autogestionárias,destacando o período histórico citado. Uma abordagem de movimentos sociais e autogestionários implica em compreender a articulação dialética da sociedade política com a sociedade civil e suas contradições. Para compreender uma sociedade, ou instituição autogestionária é necessário questionar o centralismo, a burocracia e a hierarquização que tem caracterizado a sociedade capitalista na qual estamos inseridos. Importa, portanto, uma análise do que se configura como sociedade autogestionária, para o que se estabelecem relações entre sociedade hierarquizada e burocrática, o que se reflete na gestão escolar e, naturalmente, na prática pedagógica. Isto exige o esforço de apresentar os fatos e de interpretá-los numa perspectiva dialética onde o conhecimento concreto da realidade é um processo de concretização que procede do todo para as partes e das partes para o todo, dos fenômenos para a essência e da essência para os fenômenos, da totalidade para as contradições e das contradições para a totalidade.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3883536502592508por
dc.contributor.referee1Corsetti, Berenice
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7405584392319464por
dc.contributor.referee2Santos, Julio Ricardo Quevedo dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6418022027415183por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4673553941111789por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples