Percepções acerca da gestão educacional de uma escola do campo a partir da escuta de uma comunidade escolar em Victor Graeff - RS

Visualizar/ Abrir
Data
2013-11Autor
Silva, Joiciane Aline Pinto da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa realizada apresenta as reflexões realizadas acerca dos desafios postos à gestão educacional no que tange a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação no Campo a partir do estudo de caso realizado no município de Victor Graeff - Rio Grande do Sul. O objetivo foi investigar quais as percepções que os diversos segmentos da comunidade escolar analisada possuem acerca da gestão escolar na escola do campo, articulando tais análises com as diretrizes e com os estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria, na modalidade de Educação à Distância, polo Tio Hugo. Como resultado, busca-se apontar subsídios tanto para a equipe gestora quanto para a formação inicial e continuada dos profissionais que atuam na escola do campo, promovendo a ampliação e aprimoramento das práticas desenvolvidas. Portanto, evidenciou-se a importância e complexidade da Educação no Campo, ressaltando-se a busca por estratégias válidas para formar e informar gestores e professores para atuarem de forma coletiva, superando as demandas e os interesses desta realidade específica.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1003]