Mostrar registro simples

dc.creatorSonego, Anna Helena Silveira
dc.date.accessioned2014-10-09
dc.date.available2014-10-09
dc.date.issued2014-03-25
dc.identifier.citationSONEGO, Anna Helena Silveira. THE INTEGRATION OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY IN NETWORK AND THE CONVERGENCE BETWEEN THE MODALITIES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS. 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7110
dc.description.abstractThe focus of analysis is the integration of network technologies and the convergence between the educational modalities at the Federal University of Santa Maria (UFSM). The aim was to investigate how the integration of network technologies occurs, especially the Moodle, and the convergence between the educational modalities at UFSM. The action research methodological procedures pervade the spiral cyclic motion (planning, action, observation, reflection, replanning and type Survey questionnaires). The results indicate that the integration of educational technologies in network is already happening at UFSM. This enables the convergence between the modalities through the production and implementation of resources and study activities according to the standardization of educational public policies. Therefore, the collaborative production in networks, such as the wiki activity, enhances interaction, communication, curricular content sharing and the development of technological and pedagogical fluency. Thus the integration of educational technologies in network boosts didactic and methodological innovation through the organization of resources and study activities at the Moodle, leveraging the teaching-learning process and allowing the convergence between the modalities.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntegração das tecnologias em redepor
dc.subjectConvergênciapor
dc.subjectPesquisa-açãopor
dc.subjectRecursos e atividade de estudopor
dc.subjectIntegration of network technologieseng
dc.subjectConvergenceeng
dc.subjectAction researcheng
dc.subjectResources and study activitieseng
dc.titleA integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativeThe integration of educational technology in network and the convergence between the modalities in the teaching-learning processeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO foco de análise é a integração das tecnologias em rede e a convergência entre as modalidades educacionais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Objetivou-se investigar como ocorre a integração das tecnologias educacionais em rede, em especial o Moodle, e a convergência entre modalidades na UFSM. Os procedimentos metodológicos de pesquisa-ação perpassam pelo movimento espiral cíclico (planejamento, ação, observação, reflexão, replanejamento e questionários do tipo Survey). Os resultados indicam que na UFSM a integração de tecnologias educacionais em rede já está ocorrendo. Isso viabiliza a convergência entre as modalidades através da produção e implementação de recursos e atividades de estudo segunda parametrização das políticas públicas educacionais. Desse modo, a produção colaborativa em redes como a atividade wiki potencializa a interação, comunicação e o compartilhamento de conteúdos curriculares e a construção da fluência tecnológico-pedagógica. Por conseguinte, conclui-se que a integração de tecnologias educacionais em rede potencializa inovação didático-metodológica através da organização de recursos e atividades de estudo no Moodle potencializando o processo ensino-aprendizagem e permitindo a convergência entre as modalidades.por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.referee1Abegg, Ilse
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986por
dc.contributor.referee2Teixeira, Adriano Canabarro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.contributor.referee3Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3301494042964760por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9730293662027981por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples