A participação dos pais na gestão democrática
Abstract
O objetivo deste estudo é verificar como o desenvolvimento de uma gestão democrática pode contribuir para uma realidade escolar que priorize a ação participativa em prol da educação. O embasamento teórico argumenta sobre Gestão Democrática, Gestão Participativa e a participação dos pais em uma gestão real e vivenciada nos tempos atuais, embasando-se na teoria de autores como Gandin (2001), Paro (2005 e 2010), Lück (2006), Carvalho (2007), Lodi e Araújo (2007), Gestão em rede (2008), Zanini (2008), Hora (2012), entre outros. O objetivo da pesquisa apresenta a participação do grupo de pais em uma escola pública estadual na região do Vale dos Sinos, o que pensam sobre a escola em que seus filhos estudam em relação à participação destes, suas opiniões sobre a escola e sobre a gestão. Este estudo é de cunho qualitativo e quantitativo no qual se verifica como o desenvolvimento de uma gestão democrática pode contribuir para a realidade escolar que privilegia a participação de todos em função da educação. Por fim, relata-se uma análise dos dados pesquisados. Apresentam-se aspectos importantes de uma gestão democrática e reconhece-se a realidade participativa dos pais nos órgãos colegiados, assim, contribui-se para uma gestão significativa. No primeiro capítulo, aborda-se sobre "Gestão escolar" conceituando-a e representando o significado de gestão escolar democrática. No segundo capítulo argumenta-se sobre o momento que se constata a atuação da gestão democrática, e no último capítulo, averígua-se sobre o que os pais pensam da participação de todos os gestores na gestão democrática.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]