Ensino de filosofia e as TIC: reflexões a partir de experiências do PIBID.Filosofia da UFSM
Date
2014-03-13Metadata
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A questão relativa ao ensino de filosofia e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
(TIC), aparece nos últimos anos como umas das preocupações dos professores e pesquisadores
da área do ensino de filosofia. Esta pesquisa faz parte da Linha de Pesquisa 2: Políticas Públicas
e Práticas Escolares, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de
Santa Maria. Seu objetivo é a problematização das questões relativas aos limites e
possibilidades de refletir, debater e utilizar as TIC no âmbito do ensino de filosofia no ensino
médio. Como materialidades tivemos: trabalhos produzidos por professores e pesquisadores da
área do ensino de filosofia publicados nos livros das dez edições do Simpósio Sul-brasileiro
Sobre ensino de filosofia ; algumas obras dos principais filósofos das TIC da atualidade, tais
como: Pierre Lévy (1994, 1998, 2000), Paul Virilio (1998, 1999, 2001), entre outros. Também
utilizamos documentos normatizadores que trouxeram as referências das políticas públicas que
nortearam as problematizações. As principais fontes das discussões sobre a temática foram as
reflexões produzidas pelos bolsistas que fizeram parte do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID) no ano de 2012, que desenvolveram oficinas de filosofia em duas
escolas estaduais de ensino médio de Santa Maria/RS, sobre a temática: O Homem e a
tecnologia no século XXI . Como resultados desta pesquisa, destacamos a evidente
contribuição do programa PIBID.Filosofia da UFSM para a formação inicial e continuada dos
professores de filosofia. O PIBID tem proporcionado aos futuros professores não apenas o
contato com a sala de aula e o exercício da docência, mas também o movimento de pensar
filosoficamente sobre as questões acerca da realidade da escola que ainda se conserva dentro
dos moldes tradicionais e que apresenta certas resistências à chegada do novo e deste novo
jovem que está imerso na cultura do virtual. Esta pesquisa pretende ser uma contribuição para
as discussões filosóficas acerca da temática das TIC e o ensino de filosofia.