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dc.creatorSilveira, Sheila Torma da
dc.date.accessioned2014-12-04
dc.date.available2014-12-04
dc.date.issued2014-03-30
dc.identifier.citationSILVEIRA, Sheila Torma da. A APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E TRANSTORNO DE ASPERGER. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7125
dc.description.abstractAccording to the Brazilian educational laws, the inclusion of students targeted by Special Education shall be in regular schools, offering them the Special Educational Services in resources room, during the shift opposite to the class hours. However, to receive such services, the students need to be identified as special education targets, that is, disabled students, those with Global Development Disorders, and those with High Abilities/Giftedness. Due to the lack of information in the field of High Abilities/Giftedness, these students continue to be neglected in their special educational needs. This research aimed at investigate the learning process of a child showing High Abilities/Giftedness associated to Asperger s Disorder, considering the executive function and the Mind Theory, thus contributing to qualify the Educational Special Services. As to the methodology, the research had a qualitative approach, adopting the case study as methodological procedure. The participants were a public elementary school student with Asperger s Distorder and High Abilities/Giftedness,his parents, teachers and Special Education teacher. Data were gathered using daily records and a semistructured interview, and were studied according to content analysis. The research allowed assessing that the educational proposals and evaluations previously made on this case basically focused behavioral issues where deficits appeared, instead of also encouraging and developing potentials in those areas where the student showed interests and presented good achievement. In order to change this reality and improve the educational services, good investments on teachers education and training would be necessary so as they could become authors of significant changes when joining the new knowledge to their professional practices.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectTranstorno de Aspergerpor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectAsperger s disturbanceeng
dc.subjectSpecial educational serviceseng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.titleA aprendizagem de uma criança com altas habilidades/superdotação e transtorno de Aspergerpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA inclusão escolar dos alunos que são público alvo da Educação Especial, de acordo com a legislação educacional brasileira, deve ser em escola comum, ofertando o Atendimento Educacional Especializado em sala de recursos multifuncional, no contraturno. Porém, para receber este atendimento, os alunos necessitam ser identificados como público-alvo da educação especial, ou seja, alunos com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Devido à falta de informação e formação na área das Altas Habilidade/Superdotação, estes alunos continuam sendo negligenciados nas suas necessidades educacionais especiais. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar o processo de aprendizagem de uma criança com Altas Habilidades/Superdotação e Transtorno de Asperger associados, considerando a função executiva e a teoria da mente, contribuindo, assim, para a qualificação do atendimento educacional. Quanto à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, assumindo como procedimento metodológico o estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram um aluno de escola pública de ensino fundamental com Transtorno de Asperger e Altas Habilidades/Superdotação, seus pais, seus professores e o professor do AEE. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o diário de campo e uma entrevista semiestruturada. A apreciação dos dados foi feita através da análise de conteúdo. Com a investigação foi possível constatar, que as propostas pedagógicas e avaliações feitas anteriormente neste caso, focaram-se basicamente nas questões comportamentais, onde há déficits, ao invés de estimular e desenvolver também os potenciais em áreas que manifestem interesses e apresentem bons desempenhos. Para que se possa modificar esta realidade e qualificar o atendimento educacional, será necessário um bom investimento na formação dos professores, para que se tornem autores de mudanças significativas, quando unirem os conhecimentos adquiridos à sua prática profissional.por
dc.contributor.advisor1Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106por
dc.contributor.referee1Oliveira, Glaucimara Pires
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392528173156552por
dc.contributor.referee2Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8852536944800709por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6207435626167326por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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