Mostrar registro simples

dc.creatorGarlet, Francieli Regina
dc.date.accessioned2015-02-24
dc.date.available2015-02-24
dc.date.issued2014-03-28
dc.identifier.citationGARLET, Francieli Regina. HICKING RESEARCH SCINTILLANCES AND OVERFLOWINGS OF A TEACHING. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7133
dc.description.abstractThoughts about teaching were materialized at this research from places which are not only the teacher's activity. This investigation was permeated by poems, photographs, memories and artistic experimentations one of them being the installation andarilhagens (hikerages), produced from these elements. As a researcher I proposed to sweep the teaching figuration so that alternate possibilities to think teaching could be produced. Two years of Master's Degree were dedicated to experiment a hiking way of research, with no fixed living place, where walking produced the stops, and not the contrary. At the experimental hikerages, whether resting or at movement, there was attention to the scintillances which sprung, and from those, on the stops, I collected the ones which gave me velocity and overflowed my thoughts about teaching. These scintillances were not fixed and, by being that way, sometimes they were dressed as opaque, and many of their requested elements permeated the following pages and also left some voids which may be experimented by the readers who venture leaping onto them. Moving terms and concepts as archive, scintillance, diagram and virtual, this research has insinuated itself into that which can overflow, also leaving an invitation so that its written lines and images can be overflown by those who wish so. May the teaching activity I sought to overflow at the following pages continue to overflow at the encounters it may have from now on.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeleuze Guattaripor
dc.subjectMétodo andarilhopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectDeleuze Guattarieng
dc.subjectExperimental hikerageseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectArteng
dc.titlePesquisar andarilho: cintilâncias e transbordamentos de uma docênciapor
dc.title.alternativeHicking research scintillances and overflowings of a teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoMaterializei nesta pesquisa um pensar sobre a docência que se produziu a partir de outros lugares que não somente o de uma atuação docente. Poesias, fotografias, lembranças, experimentações artísticas sendo uma delas a instalação Andarilhagens , produzida a partir destes elementos permearam a investigação. Propus varrer a figuração docente, para que dali pudessem se produzir outras possibilidades de pensar a docência. Experimentei nestes dois anos de mestrado uma maneira de pesquisar andarilha, sem moradia fixa, na qual o andar é que produziu as paradas, e não o contrário. Nas andarilhagens experimentadas, seja em repouso ou em movimento, fiquei atenta às cintilâncias que brotaram, recolhendo, nas paradas que fiz, especialmente aquelas que me faziam ganhar velocidade e transbordar meu pensar sobre a docência. Vários elementos solicitados por estas cintilâncias que não são fixas e que, por assim serem, às vezes se vestem foscas, permearam as páginas que seguem deixando também alguns vazios que podem ser experimentados pelos leitores que se aventurarem a neles saltar. Movimentando termos e conceitos como os de arquivo, cintilância, diagrama e virtual, esta pesquisa se insinuou naquilo que pode transbordar, deixando também o convite para que suas linhas escritas e suas imagens sejam transbordadas por aqueles que assim desejarem. Que a docência que busquei transbordar nas páginas que seguem continue a transbordar nos encontros que ocorrerem daqui para frente.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1por
dc.contributor.referee1Corazza, Sandra Mara
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5125809962363078por
dc.contributor.referee2Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4por
dc.contributor.referee3Lazzarin, Luís Fernando
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727042D6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2799676382347296por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples