A inclusão educacional e educação superior: realidade e perspectivas na educação a distância
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2014-04-04Metadatos
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Esta pesquisa insere-se na Linha de pesquisa Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O presente estudo considerou como objetivo: analisar como o Curso de Graduação em Educação Especial na modalidade da Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Maria possibilita ações inclusivas para seus estudantes com deficiência. Tomou-se como referência esse Curso, pois é o pioneiro na educação a distância (EaD) nessa instituição e por ter estudantes com deficiência incluídos. Elegeram-se como fios teóricos as obras de Vygotsky (1997, 2007, 2009, 2010) que fundamenta as concepções sobre aprendizagem e desenvolvimento do individuo a partir das interações históricas e sociais. Autores como Corradi (2011); Dias (2003); Santarosa (2003, 2010, 2012); Sassaki (2005); Sonza (2008) que trazem fundamentação teórica sobre as questões da Tecnologia Assistiva, das tecnologias da comunicação e informação acessíveis e acessibilidade ao ambiente virtual de aprendizagem. Optou-se por trabalhar com a abordagem de pesquisa qualitativa (GIL, 2009) do tipo estudo de caso, com os autores (GIL, 1991; LUDKE, ANDRÉ, 1986) através de entrevistas presenciais ou virtuais com participantes do Curso. A análise de conteúdo (BARDIN, 2008) foi a técnica elegida para interpretação dos dados e permitiu a obtenção dos seguintes resultados: a EaD pode ser inclusiva para qualquer estudante, seja com deficiência ou não; a EaD pode ser favorecida pelo uso das tecnologias da informação e comunicação e para os estudantes com deficiência as tecnologias acessíveis ao computador; a inclusão educacional na educação superior ainda é um desafio tanto no ensino presencial como na EaD; a inclusão para estudantes com deficiência no Curso de Educação Especial a Distância da UFSM ainda demanda recursos e serviços específicos de acessibilidade; as questões de acessibilidade estão sendo planejadas/organizadas conforme as necessidades das demandas pelos estudantes que ingressam; a EaD foi considerada pelo sujeito com deficiência incluído uma opção viável para a realização do sonho da formação acadêmica em nível educação superior, pela flexibilidade dos espaços/tempos. A partir do exposto e considerando os objetivos precedentes e os resultados alcançados as conclusões, que se encontram no corpo do texto, remetem para alguns indicadores, recomendações e perspectivas para uma proposta educacional inclusiva no âmbito da Educação a Distância.