Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
Abstract
Esta pesquisa tem como objeto de estudo as formas de constituir a docência
de professores de música de escolas particulares da cidade de Santa Maria, no Rio
Grande do Sul. Este processo se deu através de uma metodologia de pesquisa
qualitativa, de cunho (auto)biográfico, através de diários de aulas. O universo de
pesquisados contou com quatro sujeitos de pesquisa, que escreveram relatos sobre
suas performances em sala de aula, seguindo a metodologia proposta por Zabalza
(2004). Estes diários foram compartilhados entre os sujeitos de pesquisa, e neles
cada um escreveu sobre suas atuações profissionais. Através da análise das formas
como se descrevem, passou-se a observar as aplicações e o desenvolvimento de
estruturas de cuidado de si no desenrolar das narrativas. O conceito de cuidado de
si foi cunhado a partir do exame dos escritos de Foucault (2012), Filho (2011) e
Ribeiro (2013). Os entrelaçamentos de metodologia e conceito com as apreciações
sobre o cenário da educação e da educação musical na atualidade possibilitaram
visualizar as impressões, as opiniões e as composições reflexivas dos professores e
como a associação dos escritos destes professores permitiu criar meios de se ver e
compreender suas trajetórias, estabelecendo maneiras de organização de suas
práticas profissionais, tornando-se agentes ativos de suas histórias pessoais.