Mostrar registro simples

dc.creatorLavarda, Eliane Sperandei
dc.date.accessioned2015-03-17
dc.date.available2015-03-17
dc.date.issued2014-06-30
dc.identifier.citationLAVARDA, Eliane Sperandei. CURRICULUM AND INCLUSION IN HIGHER EDUCATION: PERMANENCE POLICIES IN UNDERGRADUATE COURSES AT UFSM. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7158
dc.description.abstractThis research was developed for the Master‟s course of the Post-Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria, on the Research Line Special Education. The theme of this research refers to the permanence policies related to the curriculum of higher education. Permanence policies are understood as actions that, when performed, promote greater accessibility for students with disabilities/special educational needs (SEN), i.e., actions that allow more involvement and utilization of these students on their special needs. The curriculum is understood, in this dissertation, as the whole educational process of the student in his/her learning within the undergraduate course he/she joined encompassing from methodology and teaching planning to the contents to be overcome to complete the undergraduate degree. Comprehensively, we aimed to analyze the permanence policies necessary or not in relation to the curriculum of undergraduate courses for the process of inclusion of students with SEN in higher education. With the coordinators of undergraduate courses at UFSM, we aimed to check the existence of conducting permanence policies in relation to the curriculum for students with disabilities/SEN who joined college through the Affirmative Action "B"; find the origin of such permanence policies; seek how these permanence policies, when they occur, are standardized and recorded, and finally, check the verge of changing in training/graduation caused by them. The research is qualitative and descriptive and made use of semi-structured interviews, which six coordinators of undergraduate courses at UFSM responded to since they had students registered for Affirmative Action "B" in the selection of December 2011. Data analysis was made through Content Analysis by Bardin. The content of the speeches demonstrated: the various permanence policies performed both from students‟ and coordinators‟ requests; the need for professors‟ training concerning the process of inclusion of students with disabilities/SEN; reflections about possible permanence policies on the curriculum and the fragility of the process of inclusion in the university, which needs institutional policies that support it. We concluded that, although there are moves in search of building permanence policies requested by students, which are prepared by the coordinators of undergraduate courses and guided by the Center on Accessibility at UFSM, it is imperative: the implementation of institutional policies of joint orientation between PROGRAD, the Center on Accessibility and undergraduate courses regarding curricular adaptations; the ongoing education of professors on the theme: Inclusive Education and general guidelines on the procedure for possible permanence policies.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectAções de permanência no currículopor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectPermanence policies in curriculumeng
dc.titleO currículo e a inclusão na educação superior: ações de permanência nos cursos de graduação da UFSMpor
dc.title.alternativeCurriculum and inclusion in higher education: permanence policies in undergraduate courses at UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial. A temática que balizou esta pesquisa refere-se às Ações de Permanência quanto ao currículo em cursos da Educação Superior. As Ações de Permanência são compreendidas como ações que, quando realizadas, promovem maior acessibilidade aos alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais (NEE), ou seja, ações que permitem mais envolvimento e aproveitamento desses alunos diante de suas necessidades especiais. O currículo é compreendido, nesta dissertação, como todo o processo educacional do aluno em sua aprendizagem dentro do curso de graduação que ingressou, englobando desde a metodologia e planejamento docente até a grade de conteúdos a ser vencida para se concluir o curso de graduação. De forma abrangente, objetivou-se analisar as Ações de Permanência necessárias ou não em relação ao currículo dos cursos de graduação para o processo de inclusão de alunos com NEE na Educação Superior. Esse objetivo desdobrou-se em averiguar, junto aos coordenadores de cursos de graduação da UFSM, a existência da realização de Ações de Permanência em relação ao currículo para alunos com deficiência/NEE, ingressos pela Ação Afirmativa B ; constatar a procedência dessas Ações de Permanência; buscar como essas Ações, quando ocorrem, são normatizadas, registradas; e, por fim, verificar a eminência de alteração de formação/diplomação causadas pelas Ações de Permanência realizadas. A pesquisa é de cunho qualitativo-descritivo e fez uso de entrevistas semiestruturadas, às quais responderam seis coordenadores de cursos de graduação da UFSM, que tiveram, no processo seletivo de dezembro de 2011, alunos ingressos pela Ação Afirmativa B . A análise das entrevistas se deu através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. O conteúdo das falas demonstrou: as várias Ações de Permanência realizadas tanto a partir de solicitações de alunos como das coordenações de curso; a necessidade de formação dos docentes quanto ao processo de inclusão de alunos com deficiência/NEE; as reflexões acerca das possíveis Ações de Permanência quanto ao currículo e a fragilidade do processo de inclusão na universidade, que necessita de políticas institucionais que balizem esse processo. Foi possível concluir que, apesar dos movimentos em busca da construção de Ações de Permanência solicitadas pelos alunos, elaboradas pelas coordenações de curso e orientadas pelo Núcleo de Acessibilidade da UFSM, ainda se faz imperativo: a implantação de políticas institucionais de orientação conjuntas entre a Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD, o Núcleo de Acessibilidade e os cursos de graduação quanto às adaptações curriculares; a formação continuada em serviço dos professores da Educação Superior sobre o tema: Educação Inclusiva e orientações gerais quanto ao procedimento para as possíveis Ações de Permanência que se fizerem necessárias.por
dc.contributor.advisor1Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514821940003826por
dc.contributor.referee1Moreira, Laura Ceretta
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728131P9por
dc.contributor.referee2Vieira, Nara Joyce Wellausen
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778052Y3por
dc.contributor.referee3Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745145046435508por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples