dc.contributor.advisor | Pasquali, Ísis Samara Ruschel | |
dc.creator | Soares, Graziane Moraes | |
dc.date.accessioned | 2015-03-12T13:03:48Z | |
dc.date.available | 2015-03-12T13:03:48Z | |
dc.date.issued | 2013-12-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/715 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This monograph sought to evaluate the interpretive trail as a possible tool for environmental education, trying to point out your value sensitivity, integration with the environment and individual and collective self-realization in the preservation of natural resources. The survey was conducted with the classes of the second, third and fourth semester of the degree course in Environmental Technology Management, University of the Region of Campania - Dom Pedrito URCAMP campus, which trod an area of the School of Education of Dom Pedrito (EEEDP known popularly Technical School). The venue allowed, besides the expansion of knowledge regarding local flora and fauna, the perception of the impact of human activities on the natural environment, strengthening the awareness pursued through environmental education. As for methodology, qualitative and descriptive methods for obtaining and evaluating the results of this study we used. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Recursos naturais | por |
dc.subject | Trilha | por |
dc.title | Trilha interpretativa como ferramenta de educação ambiental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia buscou avaliar a trilha interpretativa como uma possível ferramenta de educação ambiental, procurando apontar seu valor agregado à sensibilidade, integração com o meio e auto-realização individual e coletiva na preservação dos recursos naturais. A pesquisa foi realizada com as turmas do segundo, terceiro e quarto semestre do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade da Região da Campanha - Urcamp campus Dom Pedrito, a qual trilhou uma área da Escola de Ensino de Dom Pedrito (EEEDP, conhecida popularmente por Escola Técnica). O local escolhido permitiu, além da ampliação do conhecimento em relação à fauna e flora local, a percepção do impacto de atividades humanas sobre o ambiente natural, fortalecendo o trabalho de sensibilização almejado pela educação ambiental. Quanto a metodologia, utilizou-se os métodos qualitativo e descritivo para a obtenção e avaliação dos resultados deste trabalho. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |