“Futuro. Qual é o seu?” Um estudo sobre a relação ensino médio X PEIES a partir da fala docente em Santa Maria/RS
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação Ensino Médio versus PEIES Programa de Ingresso ao Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria UFSM, a partir da fala de professores do município de Santa Maria/RS. Por meio desse estudo, procurou-se promover uma reflexão sobre os exames de admissão para ingresso no Ensino Superior e a relação que estabeleceram, e ainda estabelecem, na prática docente nas escolas de ensino médio no Brasil, de forma especial o exame PEIES, e em Santa Maria/RS. Esta reflexão foi feita através do entendimento do programa PEIES, a legislação que o regulamenta, bem como de seu ideário e objetivo. Buscou-se, através de uma revisão bibliográfica, entender a sociedade do século XXI e a origem da escola, e conhecer a história do ensino médio no Brasil através de sua legislação e do levantamento de dados do MEC. Para compreender esta relação, foram feitas entrevistas com professores das escolas de ensino médio do município e
com professores da universidade. A metodologia utilizada, em conjunto com a revisão bibliográfica e legislações referentes aos programas de avaliação seriada e do ensino médio, foi a História Oral, na modalidade de História Oral Temática. Foram entrevistados sete professores: cinco das escolas públicas e privadas e dois doutores em educação da UFSM. O trabalho está dividido em cinco capítulos: descrição da metodologia utilizada e dos colaboradores da pesquisa; análise do contexto social e da origem da escola atual; o PEIES; o
ensino médio; e, por último, a apresentação e análise das entrevistas realizadas.