Mostrar registro simples

dc.creatorWeingärtner, Thiago da Silva
dc.date.accessioned2017-01-31
dc.date.available2017-01-31
dc.date.issued2005-08-01
dc.identifier.citationWEINGÄRTNER, Thiago da Silva. CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS COMPARTILHADOS NA RADEP VIRTUAL: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7175
dc.description.abstractThis study is inserted in the Research Line of Professional Formation, Knowledge and Development in the Post Graduation Program in Education at UFSM (Federal University of Santa Maria RS Brazil). This research works from virtual meetings of teachers formation, involving 10 professors from the Administration Course Systems Analysis at FSG (Faculdade da Serra Gaúcha Caxias do Sul RS Brazil). These meetings were organized in five scenarios, each one of them with a question as a guideline. The goal is to identify how these professors construct their shared pedagogical knowledge, through a virtual interactive net for professional development (RADEP Academic Net for Professional Development). The main question in this research is: how professors construct shared pedagogical knowledge in virtual RADEP? The research is based in the theory of teachers formation and development, shared pedagogical knowledge, collaborative nets and new ways on how to learn how to be a teacher/professor. The approach, of a qualitative point of view, works with content analysis to capture the new emergent from teachers shared experiences. To come up these goals, the study brings up some reflections for the professors on the necessary knowledge for a pedagogical action, sharing experiences and aiming solutions for educative actions. Having as context nowadays technology, it is verified how a virtual environment may provide appropriation and expansion of pedagogical knowledge and, at the same time, the possibility for the professors to be mediators and mediated in a collaborative process in Superior Education. Though, RADEP is seen as an informational instrument that may provide shared pedagogical knowledge construction. Findings indicate that this kind of knowledge involves, systemically, several categories: pedagogical anguish, passivity related to formation, resistance in sharing knowledge, self-development and transformation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentepor
dc.subjectConhecimento pedagógico compartilhadopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectRedes virtuaispor
dc.subjectTeachers professional developmenteng
dc.subjectShared pedagogical knowledgeeng
dc.subjectSuperior educationeng
dc.subjectVirtual netseng
dc.titleConstrução de conhecimentos pedagógicos compartilhados na RADEP virtual: desafios para a educação superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. A pesquisa trabalha a partir das reuniões virtuais de formação docente, envolvendo 10 professores do curso de Administração - Análise de Sistemas da FSG. Estas reuniões organizam-se em cinco cenários orientados, cada um, por uma questão norteadora. O objetivo é identificar como se dá a construção do conhecimento pedagógico compartilhado por esses docentes, via rede interativa virtual para o desenvolvimento profissional. (RADEP - Rede Acadêmica de Desenvolvimento Profissional). O problema da pesquisa é: Como os professores do ensino superior constroem conhecimentos pedagógicos compartilhados na RADEP virtual? A pesquisa utiliza como aportes teóricos: formação e desenvolvimento profissional docente, conhecimento pedagógico compartilhado, redes colaborativas e novas modalidades de aprender a ser professor. A abordagem, de cunho qualitativo, trabalha com a análise de conteúdo para capturar o novo emergente das experiências compartilhadas pelos professores. Para atingir esses objetivos, o estudo proporciona aos docentes reflexões sobre os saberes necessários ao exercício pedagógico, compartilhando experiências e buscando soluções para as práticas educativas. Tendo por contexto as tecnologias atuais, verifica-se como um ambiente virtual proporciona a apropriação e expansão dos conhecimentos pedagógicos e, ao mesmo tempo, a possibilidade dos professores serem mediadores e mediados dentro de um processo de colaboração na Educação Superior. Assim a RADEP é vista como um instrumento informacional que pode proporcionar a construção de conhecimentos pedagógicos compartilhados. Os achados indicam que este tipo de conhecimento envolve, de forma sistêmica, diversas categorias explicativas: angústia pedagógica; passividade frente à formação; resistência ao compartilhamento; auto-desenvolvimento e transformação.por
dc.contributor.advisor1Isaia, Silvia Maria de Aguiar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794447P2por
dc.contributor.referee1Müller, Felipe Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723058U1por
dc.contributor.referee2Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769237E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775322H5por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples