Mostrar registro simples

dc.creatorFernandes, Luciana Pinto
dc.date.accessioned2015-10-01
dc.date.available2015-10-01
dc.date.issued2015-04-17
dc.identifier.citationFERNANDES, Luciana Pinto. PROJOVEM FIELD KNOWLEDGE OF THE EARTH: A CRITICAL LOOK AT THE PROGRAM CONTRIBUTION TO STAY YOUNG PEOPLE IN THE MIDDLE CAMPESINO. 2015. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7177
dc.description.abstractThe dissertation "ProJovem Field - Earth Knowledge: a critical look at the program's contribution to the permanence of young people in the middle peasant" accompanied the ProJovem Field young graduates - Earth Knowledge to analyze the contribution that the program had for their stays in the field. In this perspective, with the objective: "To understand the role of educational public policies related to the field in promoting the quality of the contribution of life of their communities and youth to remain in rural areas", we used qualitative research study type case. Therefore, drew on desk research and questionnaires. To meet the goal, this paper is divided into three chapters. The first, entitled "Brazil: a continent of land and people without land", a historical review, divided into six moments of the agrarian question in Brazil, it concluded that the concentration of land ownership in our country was organized and historically privileged part of the population. The second chapter, "Rural Education and ProJovem field - Knowledge of the Earth: Fight, reflection and analysis - a proposal for education for communities" identifies the characteristics and the proposals of the program as an educational public policy for the permanence of young people in communities peasant, from the Integrated Primary Course Social and Professional Qualification in Family and Sustainable Agriculture. The third chapter deals with the search results themselves, entitled "The young peasant populating the Brazilian countryside - reality or utopia? An analysis of public education policy focused on the field ", in which we concluded that the program provided the young graduates a new look in relation to rural communities, interconnected youth to a social and professional skills and raised expectations to remain in the field, from the working and living conditions and well-being provided by the countryside. We also note that during the program were presented difficulties, as the high dropout rate and the difficult access. Reality for the next class of the Program should be analyzed and monitored. Furthermore, we conclude that the intent of the program, from its educational structure and offered pedagogical approach, is that more young people to stay on the field, establishing housing, contributing their work to generate income and well-being of your family and of their community.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuestão agráriapor
dc.subjectPolítica pública educacionalpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectAgrarian questioneng
dc.subjectPublic education policyeng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectYoungeng
dc.titleProjovem Campo Saberes da Terra: um olhar crítico sobre a contribuição do programa para a permanência dos jovens no meio campesinopor
dc.title.alternativeProjovem Field Knowledge of the Earth: a critical look at the program contribution to stay young people in the middle campesinoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA dissertação ProJovem Campo Saberes da Terra: um olhar crítico sobre a contribuição do Programa para a permanência dos jovens no meio campesino , acompanhou os jovens egressos do ProJovem Campo Saberes da Terra, da Escola Estadual Boa Sorte, no propósito de analisar sua contribuição, para a permanência dos jovens em comunidades rurais. Nesta perspectiva e tendo como objetivo: Compreender o papel das políticas públicas educacionais voltadas para o campo na contribuição da promoção da qualidade de vida de suas comunidades e na permanência do jovem no meio rural , utilizou-se de pesquisa qualitativa do tipo, estudo de caso, para o que valeu-se de pesquisa documental e questionários. Para cumprir com o objetivo, este trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro, intitulado Brasil: um continente de terra e de gente sem terra realiza uma revisão histórica, dividida em seis momentos da questão agrária no Brasil. Nele concluímos que, a concentração da propriedade da terra em nosso país, foi organizada historicamente e privilegiou parte da população brasileira. O segundo capítulo, Educação do Campo e o ProJovem Campo Saberes da Terra: Luta, reflexão e análise uma proposta de educação para as comunidades campesinas identifica as características e as propostas do Programa como política pública educacional para a permanência dos jovens nas comunidades campesinas, a partir do Curso de Nível Fundamental integrado à qualificação social e profissional em Agricultura Familiar e Sustentabilidade. O terceiro capítulo trata dos resultados da pesquisa em si, intitulado O jovem camponês povoando o campo brasileiro realidade ou utopia? Uma análise da política pública educacional voltada para o campo , no qual concluímos que, o Programa proporcionou aos jovens egressos um novo olhar em relação às comunidades campesinas, interligou os jovens a uma qualificação social e profissional e gerou expectativas para que permanecessem no campo, a partir do trabalho e das condições de vida e bem-estar proporcionadas pelo meio rural. Constatamos também que, no decorrer do Programa foram apresentadas dificuldades, como o alto índice de evasão e o difícil acesso, realidade que, para as próximas turmas do Programa, devem ser analisadas e acompanhadas. Além disto, concluímos que a intenção do Programa, a partir de sua estrutura educativa e do trato pedagógico ofertado, é que mais jovens permaneçam no campo, fixando moradia, contribuindo com seu trabalho para a geração de renda e bem-estar de sua família e de sua comunidade.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3883536502592508por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Marlene
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7053041452604447por
dc.contributor.referee2Meurer, Ane Carine
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724702305350914por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2555324603316054por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples