Representações sociais das professoras de alunos identificados como hiperativos incluídos no sistema regular de ensino de Santa Maria/RS
Resumo
Esta pesquisa desenvolveu-se na Linha de Pesquisa "Educação Especial , do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Demandas ditas difíceis, entre estas, alunos hiperativos, desatentos, indisciplinados, com problemas de conduta, compõem o universo escolar. No entanto, percebemos que tanto a legislação atual não contempla, como o ambiente escolar não percebe estes alunos como sendo educandos com necessidades educacionais especiais. O Transtorno de Déficit Atenção/Hiperatividade foi reconhecido pela medicina no início
do século XX, de etiologia desconhecida, sendo o diagnóstico meramente clínico (KAPLAN, 2002; BARKLEY, 2002). Com esse tema, de grande relevância social, realizamos esta pesquisa, objetivando investigar as Representações Sociais das
Professoras de Alunos Identificados como Hiperativos incluídos no Sistema Regular de Ensino de Santa Maria/RS, no sentido de entender estas representações e como vem ocorrendo a inclusão destes alunos. Para tanto, utilizamos, como critérios
metodológicos, a pesquisa qualitativa descritiva, envolvendo oito professoras das séries iniciais de uma escola estadual de ensino fundamental. Na coleta de dados, usamos entrevista semi-estruturada, contendo sete questões, gravadas e transcritas na íntegra para posterior análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e observação participante (GIL, 1999). Como aporte teórico, buscamos compreender, através da teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978) o significado das
representações das professoras. Os resultados indicam que as representações das professoras se concentraram nas questões comportamentais e de aprendizagem. Tais alunos existem de fato, mas não de direito, o que os torna vulneráveis a preconceitos e discriminação. Quanto à educação desses alunos, percebemos o incentivo ao trabalho individual em detrimento do trabalho coletivo. No entanto,
através das representações das professoras, esta pesquisa também apontou para um importante e significativo caminho sobre a educação de alunos identificados como hiperativos: o trabalho desenvolvido com valores humanos. Verificamos
indícios da ineficácia dos procedimentos adotados pela instituição, quando da evasão de alunos com problemas de conduta que causaram dano patrimonial ao ambiente escolar.