Mostrar registro simples

dc.creatorFriedrich, Rafael
dc.date.accessioned2016-02-15
dc.date.available2016-02-15
dc.date.issued2015-06-19
dc.identifier.citationFRIEDRICH, Rafael. A PROPOSAL FOR INTERCULTURAL DIALOGUE IN TEACHER TRAINING STUDENTS TO SHAREHOLDERS. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7188
dc.description.abstractThe equality is to be seen as a right to be guaranteed by the State in an equivalent proportion to the different citizens; equality means that each person may be different, and while being assisted by the State to minimize the situations that may put them at a disadvantage. It is inefficient to treat individuals in a generic and abstract way. It is necessary the specification of the subject of law, which must be seen in its particularities and peculiarities, considered the cultural contexts in which it is inserted, their history. In Brazil, as it has occurred in the USA in 1960 s, Affirmative Actions were adopted, aiming the realization of the equal opportunities and the neutralization of the effects of racial discrimination, gender, age, national origin and physical complexion, which materialize, for example, by reserving vacancies by public institutions of higher education in their student selection contests. Along these lines, this present research was conducted within the line Formation, knowledge and professional development - LP1, where I propose intercultural education as a dialogical solution of the conflicts arising from new relations established in the classroom with the admission of students in Universities through the system of quotas. The quota policy aims to reduce the given inequality to social groups historically marginalized in the society. However, the faculty and students of the institutions has been directly affected by the diversity of opinions, often expressed through words, often in attitudes. Passing through the historical origins of affirmative policies, that originated the quota system, as well as the legal foundations that supported its implementation, we sought to investigate possible ways of mobilizing teacher training , through theoretical and epistemological contributions from the perspective of Intercultural Education integrated into the faculty act, as a proposal for dialogue solution of tensions arising from the arrival of 'new' students to higher education Institutions. To carry out this study, I adopted the qualitative research as methodology, and also, as a process of execution of the methodology itself, being method, the way to be gone to achieve the proposed objectives. At the end, I conclude, therefore, that it is necessary to be developed teacher training towards teaching methodologies that integrates these new students to the classroom, which are proposed, occurs in intercultural perspective.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistema de cotaspor
dc.subjectIgualdadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInterculturapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectSystems of quotaseng
dc.subjectEqualityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInterculturaleng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleUma proposta de diálogo intercultural na formação de professores para alunos cotistaspor
dc.title.alternativeA proposal for intercultural dialogue in teacher training students to shareholderseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA igualdade há de ser vista como um direito a ser garantido pelo Estado de forma proporcionalmente equivalente aos diferentes cidadãos; igualdade significa que cada pessoa possa ser diferente, e ao mesmo tempo ser assistida pelo Estado na minimização das situações que possam lhe colocar em desvantagem. É ineficiente, portanto, tratar os indivíduos de forma genérica e abstrata. Faz-se necessária a especificação do sujeito de direito, que deve ser visto em suas peculiaridades e particularidades, considerados os contextos culturais em que está inserido, sua história. No Brasil, a exemplo do que ocorreu nos EUA na década de 1960, foram adotadas Ações Afirmativas, visando à concretização da igualdade de oportunidades e à neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, de idade, de origem nacional e de compleição física, que se materializam, no caso da presente pesquisa, através da reserva de vagas pelas instituições públicas de educação superior em seus concursos de seleção de alunos. Nesse sentido, a presente pesquisa foi desenvolvida dentro da linha Formação, saberes e desenvolvimento profissional LP1, onde proponho a educação intercultural como solução dialógica dos conflitos decorrentes das novas relações estabelecidas em sala de aula com o ingresso de alunos nas Universidades através do sistema de cotas. A política de cotas visa diminuir a desigualdade imprimida a grupos sociais historicamente marginalizados na sociedade. Contudo, o corpo docente e discente das instituições tem sido diretamente afetado pela diversidade de opiniões, por vezes manifestada por meio de palavras, por vezes em atitudes. Passando pelas origens históricas das políticas afirmativas, que originaram o sistema de cotas, assim como, pelos fundamentos jurídicos que sustentaram a sua implementação, buscou-se investigar as possíveis formas de mobilizar a formação de professores, através de contribuições teóricas e epistemológicas da perspectiva de Educação Intercultural integrada no fazer docente, como proposta de solução dialógica de tensões advindas da chegada de novos alunos às instituições de ensino superior. Para a realização deste estudo, adotei a pesquisa qualitativa como metodologia, e também, como um processo de execução da própria metodologia, sendo método, o caminho a ser percorrido para atingir os objetivos propostos. Ao final, concluo, pois, que, é necessário que seja desenvolvida a formação de professores em direção à metodologias de ensino que integrem esses novos alunos à sala de aula, o que propõem-se, ocorra na perspectiva intercultural.por
dc.contributor.advisor1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786092D6por
dc.contributor.referee1Andrade, Carmen Maria
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790582P7por
dc.contributor.referee2Possa, Leandra Boer
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5849280949365330por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples