Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Daniel Torri
dc.date.accessioned2016-02-26
dc.date.available2016-02-26
dc.date.issued2015-07-16
dc.identifier.citationSOUZA, Daniel Torri. SUBJECT [COUNTERTENOR] S [VOCAL] FORMATION. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7196
dc.description.abstractThis master thesis integrates the work of the Floema research group - Study Center for aesthetics and education - and is linked to the research line Education and Arts (LP4) Education Program Post Graduate (PPGE) of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The research deals with the subject countertenor s vocal formation, based on the discussion of natural and unnatural use of falsetto and countertenor voice, which involves the problem of working with this vocal classification in the training of singers, especially in courses degree in Music in Brazil. To this end, we aimed to analyze the voice of countertenor and the falsetto with respect to natural and non-natural voice and its implications in the formation of singers. The specific objectives sought to identify the reasons why there is resistance to work in higher education courses in Music with the voice of countertenor and know the reasons for resistance to own work with the identification of the vocal score. The orientation of the research presents qualitative approach, based on the autobiographical approach and method. The data consisted of fragments of personal and professional career of the researcher as countertenor. Thus, a presentation and historical context about the countertenor voice and falsetto was held. To think his voice and his performance, it was based mainly on the studies of Zumthor (1993; 2005; 2010; 2014), which deal with the complex range of meanings and possibilities of the voice. Based on these studies, it was discussed what is natural and what is called unnatural voice, entering the concepts of nature and culture based on anthropological studies (Lévi-Strauss, Eribon, 1990; Lévi-Strauss, 2009; among others) and passing by studies of Looser (2005) and Linklater (2006 [1976]). These studies, added to different areas such as music, speech therapy and other voice sciences possible to understand why there is resistance to the voice of countertenor and male voice and falsetto at the very identification of the vocal classification in the researched contexts. In the process, it also problematized the very vocal training of singers, based on the understanding of voice as subjective and constitutive dimension of the subject.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação vocalpor
dc.subjectFormação de cantorespor
dc.subjectFormação do sujeitopor
dc.subjectContratenorpor
dc.subjectMétodo autobiográficopor
dc.subjectVocal formationeng
dc.subjectSingers formationeng
dc.subjectSubject formationeng
dc.subjectCountertenoreng
dc.subjectAutobiographical methodeng
dc.titleA formação [vocal] do sujeito [contratenor]por
dc.title.alternativeSubject [countertenor] s [vocal] formationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação integra os trabalhos do grupo de pesquisa Floema Núcleo de estudos em estética e educação - e vincula-se à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa trata da formação vocal do sujeito contratenor, partindo da discussão acerca do natural e do não natural no uso do falsete e na voz de contratenores, a qual envolve a problemática do trabalho com essa classificação vocal na formação de cantores, especialmente, em cursos de graduação em Música no Brasil. Para tanto, teve como objetivo geral analisar a voz de contratenor e o falsete no que tange à naturalidade e a não naturalidade da voz e suas implicações na formação de cantores. Como objetivos específicos, buscou identificar as razões para que haja resistência ao trabalho nos cursos superiores de Música com a voz de contratenor, bem como conhecer os motivos da resistência ao próprio trabalho com a identificação dessa classificação vocal. A orientação da pesquisa apresenta enfoque qualitativo, baseado na abordagem e método autobiográfico. Os dados constituíram-se de fragmentos da trajetória pessoal e profissional do pesquisador como contratenor. Assim, foi realizada uma apresentação e contextualização histórica acerca da voz do contratenor e do falsete. Para pensar a voz e sua performance, fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Zumthor (1993; 2005; 2010; 2014), que versam sobre a complexa gama de significados e possibilidades da voz. Partindo desses estudos, discutiu-se o que é natural e o que é chamado de não natural na voz, adentrando os conceitos de natureza e cultura tendo por base os estudos antropológicos (LÉVI-STRAUSS, ERIBON, 1990; LÉVI-STRAUSS, 2009; entre outros) e passando por estudos de Looser (2005) e de Linklater (2006 [1976]). Esses estudos, somados aos de diferentes áreas como Música, Fonoaudiologia e outras ciências da voz, possibilitaram compreender as razões pelas quais há resistências à voz de contratenor e ao falsete na voz masculina e a própria identificação dessa classificação vocal nos contextos pesquisados. Nesse processo, problematizou-se também a própria formação vocal de cantores, partindo da compreensão da voz como dimensão subjetiva e constitutiva do sujeito.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcelo de Andrade
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee1Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.contributor.referee2Alcântara, Celina Nunes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444075692126392por
dc.contributor.referee3Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0470628566777331por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples