Situação-problema: representações de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UFSM
Resumo
Embora o termo problema esteja bastante presente no cotidiano de pessoas que trabalham com a Matemática, ainda hoje, podemos perceber que seu uso nem sempre está
acompanhado de um consciente entendimento sobre o seu significado. Diante disso, este trabalho de pesquisa que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
UFSM, inserido na Linha de Pesquisa, Currículo, Ensino e Práticas Escolares tem como temática de estudo as representações de acadêmicos do Curso de Licenciatura em
Matemática da UFSM sobre Situações-Problema e tem por objetivo investigar tais representações tendo em vista a trajetória formativa desses acadêmicos e a sinalização do
tema nas normativas à sua futura prática docente. A metodologia é de cunho quantiqualitativo, ocorrendo em dois momentos distintos. Num primeiro momento buscaremos
mostrar dados percentuais das respostas obtidas, em seguida faremos uma análise a partir das categorias elaboradas, a saber: (1) entendimento a respeito de Situações-Problema
pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática; (2) formação dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática em termos de Situações-Problema; (3) importância
dada pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática a Situações-Problema; (4) tipo de Situações-Problema trabalhadas pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática e (5) viabilidade vista pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática para se trabalhar com Situações-Problema nas escolas. Usando as cinco categorias, buscamos fazer um cruzamento das respostas dadas com o referencial teórico, observando o descompasso entre as políticas públicas e a implementação das sugestões por elas propostas, bem como o desconhecimento dos acadêmicos sobre a dinâmica de
Situações-Problema