Milton Romay Masciadri: narrativas (auto)biográficas sobre uma escola de contrabaixo
Resumo
A pesquisa apresentada nessa dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e teve como objetivo central compreender as interfaces entre a consolidação de uma escola de contrabaixo e a pessoa do professor Milton Romay Masciadri. De forma mais ampla, buscou-se também conhecer e divulgar as práticas do professor Masciadri no percurso de mais de 30 anos de ensino e performance contrabaixística no Rio Grande do Sul, destacar algumas de suas estratégias pedagógicas e profissionais, contribuir para a escrita da história do ensino de instrumentos no Brasil, e aproximar os estudos educacionais sobre professores ao universo do ensino de música e de instrumentos musicais. O Processo Identitário do Professor, teorizado por NÓVOA (1992; 1995), o método biográfico de FERRAROTTI (2014), e os estudos sobre ensino conservatorial de Música de KINGSBURY (1988), NETTL (1995), VASCONCELOS (2002) e BURWELL (2013) são exemplos significativos dos referenciais abordados nesse texto. A presente pesquisa desenvolveu-se a partir de referenciais da pesquisa (auto)biográfica (NÓVOA; FINGER, 2014; BOLÍVAR, 2002; ABRAHÃO, 2004; FERRAROTTI, 2014; DOSSE, 2009) e narrativa (STAUFFER; BARRETT, 2009; CLANDININ, 2006; LOURO; TEIXEIRA; RAPÔSO, 2014), com base na metodologia de História Oral Temática (MEIHY, 2005). A partir de um escopo de seis entrevistas semiestruturadas, as narrativas de familiares e ex-alunos do professor Masciadri forneceram os subsídios necessários à investigação acerca das interfaces existentes entre as adesões, ações e autoconsciência (NÓVOA, 1992; 1995) com o sistema conservatorial de ensino de contrabaixo e os contextos sociais, políticos e educacionais em questão. Como resultados, podemos destacar um entendimento aprofundado das intrincadas ligações entre elementos identitários da pessoa do professor de instrumento, da pedagogia de-um-para-um no ensino conservatorial de música, e do fenômeno da consolidação hereditária de uma escola de instrumento. As conclusões que emergiram da reflexão sobre e a partir dos dados narrativos apontam para a atualidade do fenômeno educativo do ensino de instrumento musical, bem como para a aplicabilidade desses apontamentos para o ensino de contrabaixo hoje.