Mostrar registro simples

dc.creatorAmorim, Janaína Miranda Muradás
dc.date.accessioned2016-03-21
dc.date.available2016-03-21
dc.date.issued2015-07-30
dc.identifier.citationAMORIM, Janaína Miranda Muradás. MULHER E O MUNDO DO TRABALHO: HISTÓRIAS DE VIDA DE ESTUDANTES NO PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7211
dc.description.abstractThe present dissertation had the purpose to study the life history of women that participate in professional training courses, offered in the campuses: Palmas and Porto Nacional, in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins, through the National Program Mulheres Mil . The analyzed aspects were based on the course of their educational and sociocultural relations, but also on the achievement process to the employment. The overall objective was to understand how these students redefined their life histories, both by living in social and educational spaces, and by personal and collective relations, by influences or not, positive or negative and if, after finishing the course, they sought employment. Thus, the reasons for entering the institution and/or the interruption of the course were investigated. These points contributed to elaborate the women s profile that participated in the classes of Camareira (campus Palmas) and informática para o espaço doméstico e trabalho (campus Porto Nacional) in the period from 2012 to 2013. The methodological procedures used were the Oral History (MEIHY, 2002), with Life History techniques (PINEAU, 2011) and the biography reaserch (SCHÜTZE, 2010), following: narrative interviews and reports from the women s speech. In this way, with the evidenced results by the reports from the local women, it was allowed to meet them, comprehend their life histories and the future expectations. Furthermore, it can be concluded that living in the school space can redefine life.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectWorkeng
dc.titleMulher e o mundo do trabalho: histórias de vida de estudantes no Programa Nacional Mulheres Mil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTOpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação teve a finalidade de estudar a história de vida de mulheres participantes em cursos de qualificação profissional, ofertados nos campi: Palmas e Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, por meio do Programa Nacional Mulheres Mil. Os aspectos que foram analisados partiram das trajetórias delas em suas relações educacionais e socioculturais, como também, no processo de conquista ao mundo do trabalho. O objetivo geral foi o de compreender que forma essas estudantes ressignificaram suas histórias de vida, sejam pelas convivências nos espaços sociais e educacionais, como também, pelas relações pessoais e coletivas, pelas influências ou não, positivas ou negativas e se após a conclusão do curso buscaram a inserção no mundo do trabalho. Assim, foram investigados os motivos pelo ingresso na instituição escolar e/ou o desligamento do curso. Esses pontos contribuíram na elaboração do perfil das mulheres que participaram das turmas de Camareira (Campus Palmas) e informática para o espaço doméstico e do trabalho (Campus Porto Nacional) no período de 2012 a 2013. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a História Oral (MEIHY, 2002), com as técnicas da História de Vida (PINEAU, 2011) e a pesquisa Biográfica (SCHÜTZE, 2010), seguidas de: entrevistas narrativas e transcrição literal das falas destas mulheres. Desta forma, com os resultados evidenciados pelos relatos das mulheres tocantinenses, propiciou conhecê-las, compreender suas histórias de vida e as expectativas futuras. Além disso, conclui-se que a convivência no espaço escolar pode ressignificar vida.por
dc.contributor.advisor1Cunha, Jorge Luiz da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793413Y6por
dc.contributor.referee1Corrêa, Guilherme Carlos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721725J8por
dc.contributor.referee2Pacheco, Claudia Regina Costa
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127823Y6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5792764263053942por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples