dc.creator | Amorim, Janaína Miranda Muradás | |
dc.date.accessioned | 2016-03-21 | |
dc.date.available | 2016-03-21 | |
dc.date.issued | 2015-07-30 | |
dc.identifier.citation | AMORIM, Janaína Miranda Muradás. MULHER E O MUNDO DO TRABALHO: HISTÓRIAS DE VIDA DE ESTUDANTES NO PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7211 | |
dc.description.abstract | The present dissertation had the purpose to study the life history of women that
participate in professional training courses, offered in the campuses: Palmas and
Porto Nacional, in the Federal Institute of Education, Science and Technology of
Tocantins, through the National Program Mulheres Mil . The analyzed aspects were
based on the course of their educational and sociocultural relations, but also on the
achievement process to the employment. The overall objective was to understand
how these students redefined their life histories, both by living in social and
educational spaces, and by personal and collective relations, by influences or not,
positive or negative and if, after finishing the course, they sought employment. Thus,
the reasons for entering the institution and/or the interruption of the course were
investigated. These points contributed to elaborate the women s profile that
participated in the classes of Camareira (campus Palmas) and informática para o
espaço doméstico e trabalho (campus Porto Nacional) in the period from 2012 to
2013. The methodological procedures used were the Oral History (MEIHY, 2002),
with Life History techniques (PINEAU, 2011) and the biography reaserch (SCHÜTZE,
2010), following: narrative interviews and reports from the women s speech. In this
way, with the evidenced results by the reports from the local women, it was allowed
to meet them, comprehend their life histories and the future expectations.
Furthermore, it can be concluded that living in the school space can redefine life. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Work | eng |
dc.title | Mulher e o mundo do trabalho: histórias de vida de estudantes no Programa Nacional Mulheres Mil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação teve a finalidade de estudar a história de vida de mulheres
participantes em cursos de qualificação profissional, ofertados nos campi: Palmas e
Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Tocantins, por meio do Programa Nacional Mulheres Mil. Os aspectos que foram
analisados partiram das trajetórias delas em suas relações educacionais e
socioculturais, como também, no processo de conquista ao mundo do trabalho. O
objetivo geral foi o de compreender que forma essas estudantes ressignificaram
suas histórias de vida, sejam pelas convivências nos espaços sociais e
educacionais, como também, pelas relações pessoais e coletivas, pelas influências
ou não, positivas ou negativas e se após a conclusão do curso buscaram a inserção
no mundo do trabalho. Assim, foram investigados os motivos pelo ingresso na
instituição escolar e/ou o desligamento do curso. Esses pontos contribuíram na
elaboração do perfil das mulheres que participaram das turmas de Camareira
(Campus Palmas) e informática para o espaço doméstico e do trabalho (Campus
Porto Nacional) no período de 2012 a 2013. Como procedimentos metodológicos
utilizou-se a História Oral (MEIHY, 2002), com as técnicas da História de Vida
(PINEAU, 2011) e a pesquisa Biográfica (SCHÜTZE, 2010), seguidas de: entrevistas
narrativas e transcrição literal das falas destas mulheres. Desta forma, com os
resultados evidenciados pelos relatos das mulheres tocantinenses, propiciou
conhecê-las, compreender suas histórias de vida e as expectativas futuras. Além
disso, conclui-se que a convivência no espaço escolar pode ressignificar vida. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Jorge Luiz da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793413Y6 | por |
dc.contributor.referee1 | Corrêa, Guilherme Carlos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721725J8 | por |
dc.contributor.referee2 | Pacheco, Claudia Regina Costa | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127823Y6 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5792764263053942 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |