Mediação pedagógica no ensino-aprendizagem colaborativo do sistema e-Tec Brasil
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2015-08-26Metadatos
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A preocupação temática, geradora dessa pesquisa, está centrada nos desafios da mediação pedagógica da Equipe Multidisciplinar no Curso Técnico em Fruticultura a distância, inserido no Sistema e-Tec Brasil, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Investigamos estratégias didático-metodológicas que favorecem ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelas ferramentas do Moodle. Para alcançar os objetivos propostos, nos orientamos pelas concepções metodológicas da pesquisa-ação, estabelecendo etapas cíclicas de planejamento, implementação, avaliação e replanejamento das ações que permeiam a construção das estratégias didático-metodológicas implementadas no primeiro módulo do curso. A pesquisa-ação sustentou-se nas proposições de três matrizes mediadoras: a Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), a Matriz Temático-Organizadora (MTO) e a Matriz Temático-Analítica (MTA), as quais orientaram, respectivamente, a produção de dados, sua organização e análise. Os instrumentos de pesquisa (diário de observação participante, questionários tipo survey e entrevistas) estiveram norteados nas dezesseis questões da MDP, tornando-se indicadores aos resultados finais. Por conseguinte, esta pesquisa-ação está fundamentada nas políticas públicas para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no Sistema e-Tec Brasil. Também, nas concepções freiriana de Educação Dialógico-Problematizadora (EDP), Mediação pedagógica na educação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) e na Teoria da Atividade de Estudo. Assim, as categorias analíticas eleitas foram ensino-aprendizagem colaborativo e fluência tecnológica. Os resultados da pesquisa-ação, sustentados na triangulação dos dados, apontam que o desafio na mediação pedagógica dos cursos técnicos a distância, para promover o ensino-aprendizagem colaborativo, está centrado no desenvolvimento da fluência tecnológico-pedagógica tanto dos componentes da equipe multidisciplinar quanto dos discentes do curso.