Escola Municipal Rural Maringá, em Araguatins - TO: um estudo de caso qualitativo dos processos e necessidades de formação docente
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2015-08-27Metadatos
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Esta dissertação de mestrado aborda a situação dos professores atuantes na Escola Municipal Rural Maringá em Araguatins, Região do Bico do Papagaio, Norte do Tocantins. Relata os resultados de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, triangulando dados oriundos de questionários com questões de múltipla escolha, relatos biográficos e relatos do diário de campo, trazendo os processos e trajetórias dos professores que atuam em uma escola rural de ensino fundamental de Araguatins - TO e verificando se são atendidas as suas reais necessidades profissionais e, em caso negativo, se esses professores têm buscado outras alternativas; nesse caso, pontuando-as prospectivamente. A análise qualitativa das informações permite levantar questões significativas para a busca de soluções de problemas sobre a qualidade do ensino e desempenho dos professores das escolas rurais brasileiras. O aporte teórico está composto a partir de autores que pesquisam sobre educação do campo no Brasil, destacando-se: Antunes (2012, 2013), Arroyo (2005), Hage (2006) e Molina (2006). Os resultados demonstram que grande parte dos professores atuantes nessa escola resiste ao descaso do poder público com a educação do campo ao longo dos anos, incluindo o fato de que a maioria ainda não tem formação específica para atuar nessa modalidade de educação. Apesar da universalidade e do amparo das leis e políticas públicas, destacando a educação do campo como modalidade educativa, ainda é observada a descontextualização de um currículo imposto pela cidade. Essa realidade torna a educação do campo descaracterizada, totalmente alheia à realidade local, com livros didáticos que falam da realidade de outras regiões, diferente do mundo vivido. Assim, este trabalho pretende fomentar o debate sobre as instituições formadoras e os currículos dos cursos de formação de professores, que devem enfatizar estudos e reflexões sobre as questões sociais, históricas e culturais das populações do campo. A Educação do Campo tem um vínculo de origem com as lutas sociais camponesas. Nesse processo, os educadores e as educadoras do campo têm se formado nos próprios processos de construção da Educação do Campo e isso pode ser potencializado pedagogicamente em programas e políticas de formação específicas. O caso estudado apresenta uma realidade educacional e de formação docente alheia a essa questão, a despeito de se tratar de uma escola rural constituída no seio de um assentamento agrícola, originário de um movimento social de trabalhadores rurais.