dc.creator | Pomnitz, Naila Cohen | |
dc.date.accessioned | 2016-04-27 | |
dc.date.available | 2016-04-27 | |
dc.date.issued | 2015-08-11 | |
dc.identifier.citation | POMNITZ, Naila Cohen. O CURSO DE PEDAGOGIA EAD E A FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DOS SUJEITOS NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7227 | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.title | O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação, realizada com apoio do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES/Brasil, objetiva compreender como os egressos do Curso de Pedagogia, Licenciatura Plena a distância da UFSM/UAB, que atuam na educação infantil identificam nas políticas públicas as diretrizes que mobilizam os saberes docentes, considerando sua formação inicial e a relação desta com o cotidiano das práticas docentes na educação infantil. A metodologia proposta tem enfoque qualitativo, caracterizando-se como um estudo de caso (YIN, 2001) por meio de uma investigação empírica de um fenômeno que permeia o contexto social do pesquisador. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, que se constituíram de autores cujas obras abordavam a temática da educação a distância e da educação infantil, bem como de análises de documentos legais que balizam a oferta do Curso de Pedagogia EaD da UFSM/UAB, e dos elementos legais e regulatórios que indicam os conteúdos que alicerçam a formação inicial do professor para atuação na educação infantil, bem como entrevistas semiestruturadas com os sujeitos desse processo, utilizando-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) como forma de analisar criticamente os objetos que constituem o escopo desta pesquisa. A base teórica constituiu-se de autores como Kenski (2013), Kramer (1984; 1999), Belloni (2006), Gomes (2009) entre outros. Foram utilizados dados estatístico-educacionais do Censo da Educação Superior e Censo Escolar dos anos de 2010 a 2013, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), considerando as relações que se estabelecem entre estes indicadores e o panorama da educação ofertada, tanto no ensino superior quanto na educação infantil. Com esta pesquisa percebeu-se que os egressos do Curso consideram ser necessário que sejam revistos alguns pontos de sua formação inicial como as disciplinas que trabalham com as metodologias do ensino, ainda pensadas para o Curso na modalidade presencial e que não consideram as especificidades de um curso a distância. Em contrapartida, esses egressos consideram que as relações entre os saberes docentes e sua atuação no cotidiano das práticas são construídas durante sua formação inicial, influenciando de forma positiva sua atuação no cotidiano escolar. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sarturi, Rosane Carneiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4133511150582100 | por |
dc.contributor.referee1 | Possa, Leandra Boer | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1050405469171971 | por |
dc.contributor.referee2 | Búrigo, Carla Cristina Dutra | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5299881911625233 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5289957610523941 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |