Mostrar registro simples

dc.creatorJorgelewicz, Leo
dc.date.accessioned2016-04-28
dc.date.available2016-04-28
dc.date.issued2015-08-18
dc.identifier.citationJORGELEWICZ, Leo. Emotions in feeling, thought and action dialoging with Humberto Maturana in physiotherapy teacher training. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7230
dc.description.abstractThis research work that I present as Master s Dissertation Defense in Education,in the line ofTraining, Knowledge and Professional Development(PPGE - UFSM) aims to contribute to theoretical and epistemological subsidies for teacher training in general, and the Physiotherapy Teachers training in particular, from the propositions of Biology of Cognition and Biology of Love, the human biologicalrelational basis in a rescue perspective of respect and lovingness between teacher and scholar.For the development of this Master s thesis, activities were conducted as qualitative type of theoretical and epistemological character.The framework that guides the "investigative and reflective look of the researcher ((BARCELOS, 2005) towards production of research information (JACQUES GAUTHIER, 1998) is the establishment of dialogs that emphasize the rescue of emotions as acting that involves listening, talking, cooperation and mutual acceptance. It is a relevant work, because it underlies the presentation of alternative searches to deal with the challenges posed to education, taking into account the intense transformations occurring in the world today. Thus, one of the main objectives ofthis research is to explain the contributions of some epistemological propositions of Humberto Maturana for building an education that promotes guided education in the rediscovery of human nature, a nature determined by love, based on democracy as an art without desire for domination with the resignation of the teacher's authority,in an atmosphere that fosters and encourages discovery through parlance (Maturana,2004,p.30) of respect and freedom. Research has shown that for this education happens it is necessary to pay attention to emotions as care, listening and welcoming of differences in spaces and school times.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação e liberdadepor
dc.subjectHumberto Maturanapor
dc.subjectCuidadopor
dc.subjectEscutapor
dc.subjectEmoçãopor
dc.subjectLinguajarpor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEducation and freedomeng
dc.subjectHumberto Maturanaeng
dc.subjectCareeng
dc.subjectListeningeng
dc.subjectEmotioneng
dc.subjectParlanceeng
dc.titleAs emoções no sentir, no pensar e no agir dialogando com Humberto Maturana na formação de professores de fisioterapiapor
dc.title.alternativeEmotions in feeling, thought and action dialoging with Humberto Maturana in physiotherapy teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa que apresento como Dissertaçãopara Defesa de Mestrado em Educação, na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), têm como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação de Professores (as) em geral, e para a Formação de Professores (as) de Fisioterapia em particular, a partir das proposições da Biologia do Conhecer e Biologia do Amar, o fundamento biológico-relacional humano numa perspectiva de resgate do respeito e amorosidade entre professor (a) e acadêmico (a). Para o desenvolvimento desta dissertação de Mestrado foram realizadas atividades de pesquisa do tipo qualitativa e de caráter teórico-epistemológico. O referencial que orienta o olhar investigativo e reflexivo do pesquisador (BARCELOS, 2005) no sentido da produção das informações de pesquisa (JACQUES GAUTHIER, 1998), é o do estabelecimento de diálogos que privilegiem o resgate das emoções como um fazer que envolve a escuta, o conversar, a cooperação e aceitação mútua. Constituise em um trabalho de relevância, pois o mesmo fundamenta a apresentação das buscas de alternativas para lidar com os desafios colocados à educação, levando em conta as intensas transformações ocorridas no mundo atual. Assim, um dos principais objetivos desta pesquisa é explicitar as contribuições de algumas proposições epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação que promova uma educação pautadana redescoberta da natureza humana, uma natureza determinada pelo amar, baseada na democracia como uma artesem o desejo da dominação com a renúncia da autoridade do professor, num clima que propicie e estimule a descoberta através do linguajar(MATURANA, 2004, p. 30), do respeito e da liberdade. A pesquisa demonstrou que para que esta educação aconteça há que se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças nos espaços e tempos escolares.por
dc.contributor.advisor1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.contributor.referee1Kunz, Elenor
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451631464832830por
dc.contributor.referee2Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7800040217079735por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples