Processos poéticopedagógicos na criação do espetáculo de dança sopro
Fecha
2015-08-28Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente dissertação se propõe a evidenciar os processos poéticopedagógicos que foram utilizadas no processo criativo do espetáculo de dança Sopro, de 2014, da Acasos Cia de Dança, de Santa Maria. Neste contexto são situados como as estratégias e formas de trabalho que concentram e articulam a pedagogia da dança referente às práticas envolvidas no processo criativo desse espetáculo a partir de um formato de direção coletiva. Para tal, foi realizado o acompanhamento do processo criativo do espetáculo Sopro com estratégias e instrumentos do método etnográfico como a entrevista e a observação participante. Isso, somado a característica de ser um trabalho na qual a pesquisadora está implicada no campo de pesquisa é potencializada a adoção de um tom autobiográfico da escrita pensado a partir da Autoetnografia. São pontuadas as questões referentes aos conceitos de processo, poético e pedagógico, aliados a uma apropriação poética do entendimento de Produção de Presença de Gumbrecht (2010). Isso para posicionar os processos poéticopedagógicos como agentes de presença de um mecanismo pedagógico no fazer poético em dança e relacioná-los a vontade de contato com as coisas do mundo que acompanha o espetáculo Sopro. Os processos poéticopedagógicos postos em evidência neste trabalho podem oferecer um olhar para uma pedagogia não só, mas também da dança, que se dá no fazer com potentes possibilidades de criação e de desenvolvimento das relações de negociação e de convívio na coletividade. E, dessa forma, amplia as possibilidades de experimentação da mesma em outros cenários que não só em Cias independentes de dança como a Acasos mas em outras empreitadas artísticas ou mesmo em outros regimes de ensino.